x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.880

Relação entre coligadas ou controladas.

Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 21:10

Senhores, sobre empresas coligadas ou controlada tenho seguinte duvida:
1 - uma empresa que possui participação societária em outra limitada pode ter relação comercial ou fatura de prestação?
2 - os sócios da empresa que possui participação da coligada ou controlada pode receber pro labores nelas (coligadas/controlada)?

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]
Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:37

Prezado Fabio,
Respondendo sua pergunta:
Sim, uma empresa que tem participação acionária direta ou indireta por ter relação comercial ou cobrança de prestação de serviços. O único detalhe é que você deve eliminar esta operação na consolidação de balanços, caso exista, e na empresa que fez a compra (no caso de material) você deve eliminar o lucro do estoque, apurando o mesmo a preço de custo inicial.
Os sócio não podem tirar pro labore como sócios de uma empresa que não tem participação como pessoa física, neste caso eles deveriam ser diretores estatutários.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:19

Prezado Anderson, muito obrigado pela explicação. Porem ainda tenho duvida sobre o primeiro ponto (relação comercial entre coligadas/controladas), sei que tenho que fazer avaliação pelo metodo de equivalencia patrimonial, mais quando vc diz "O único detalhe é que você deve eliminar esta operação na consolidação de balanços, caso exista, e na empresa que fez a compra (no caso de material) você deve eliminar o lucro do estoque, apurando o mesmo a preço de custo inicial." Não ficou bem claro esse procedimento.

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.