x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 721

Retificação de lançamento de ativo imobilizado

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 09:05

Bom dia,

Estou com um problema e conto com a ajuda dos colegas.

Encerrei um diário de 2012, e ao arrumar a pasta de documentos, para dar início ao ano de 2013, resolvi olhar as notas de ativo imobilizado. Eis que descobri que a pessoa que cuidou da contabilidade da empresa em 2011 lançou a entrada de um bem, cujo valor é de R$ 200.000,00, como sendo R$ 200,00.

Como ainda não registrei o livro de 2012, posso reabrir, arrumar e encerrar novamente, porém minha pergunta é: como? Na data em que o bem foi registrado na empresa (10/2011), não havia caixa para adquiri-lo. Assim sendo, imagino que não seja possível fazer ajuste de exercícios anteriores. Pensei em dar entrada no bem como tendo sido adquirido em 2012 (em tempo: não há nota fiscal, apenas um e-mail enviado pela empresa comunicando os bens que tinham em nome da empresa naquela data, data esta em que nosso escritório assumiu sua contabilidade). Mas, assim sendo, o que eu faria com o valor que já foi lançado errado e vem sendo depreciado? Seria essa a alternativa? (Como é difícil lidar com empresas que não eram de nossa responsabilidade e com dados enviados de forma incompleta ou atrasadas pelos nossos clientes...)

Aguardo a explanação dos colegas.

Desde já, agradeço.
Sabrina

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 15:11

Caros colegas, como preciso realmente resolver esse assunto, e sei que nem sempre é possível aos senhores responder às perguntas, peço a gentileza, a quem puder, de me indicar uma fonte onde eu posso me informar sobre esse problema.

Grata!
Boa tarde a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.