Sabrina Miramontes
Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade Bom dia,
Estou com um problema e conto com a ajuda dos colegas.
Encerrei um diário de 2012, e ao arrumar a pasta de documentos, para dar início ao ano de 2013, resolvi olhar as notas de ativo imobilizado. Eis que descobri que a pessoa que cuidou da contabilidade da empresa em 2011 lançou a entrada de um bem, cujo valor é de R$ 200.000,00, como sendo R$ 200,00.
Como ainda não registrei o livro de 2012, posso reabrir, arrumar e encerrar novamente, porém minha pergunta é: como? Na data em que o bem foi registrado na empresa (10/2011), não havia caixa para adquiri-lo. Assim sendo, imagino que não seja possível fazer ajuste de exercícios anteriores. Pensei em dar entrada no bem como tendo sido adquirido em 2012 (em tempo: não há nota fiscal, apenas um e-mail enviado pela empresa comunicando os bens que tinham em nome da empresa naquela data, data esta em que nosso escritório assumiu sua contabilidade). Mas, assim sendo, o que eu faria com o valor que já foi lançado errado e vem sendo depreciado? Seria essa a alternativa? (Como é difícil lidar com empresas que não eram de nossa responsabilidade e com dados enviados de forma incompleta ou atrasadas pelos nossos clientes...)
Aguardo a explanação dos colegas.
Desde já, agradeço.
Sabrina