x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 1.366

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 11:24

Caros colegas,

Estou com uma dúvida sobre estoque, as empresas que tenho aqui na contabilidade não possui estoque, então sempre que vou entregar as declarações da empresa faço uma conta doida exemplo:

Total de vendas: 698.512,66
Total de compras: 269.151,34

fazendo vendas - compras é obvio que vai dar estoque negativo, mas a empresa sempre compra por um devido valor e vende sempre por outro valor para ter o lucro....

Gostaria de saber como faço a conta para saber o estoque... qual a formula correta de calcular esse situação?

Obrigada

Charles Henrique

Charles Henrique

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 11:45

Dany Martins, é assim:



Você tenha comprado uma mercadoria a R$ 1.000,00 e a tenha vendido por R$ 2.000,00

Pela compra:
D - estoque_________1.000,00
C - fornecedor______1.000,00

Pela sua venda:
C - caixa/banco______2.000,00
D - vendas a vista___2.000,00

O seu CMV (custo de mercadoria vendida) será:
D - CMV______________1.000,00
C - estoque__________1.000,00


Há impostos e outros custos que entram , mas o básico é isso.

Charles Henrique
Analista Contábil
Fernando Conzatti

Fernando Conzatti

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 11:48

As entidades fiscalizadoras tem uma tabela de presunção do lucro para cada atividade de comercio, exemplo venda de auto-peças 60%, então se voce comprou R$100,00 de auto-peças entende-se que voce pode produzir uma receita de R$160,00.
Partindo deste principio voce pode estabelecer limites maximos para estoque, levando em consideração apenas esta presunção.
No seu caso, transparece que as vendas resultaram em um valor minimo de estoque, mas tudo vai depender do estoque inicial.
Como o Charles Henrique mencionou deves ter em considerção outras variaveis e não apenas os valores de compras e vendas.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 13:59

Olá boa tarde!

E obrigatório a escrituração do Livro de Registro de Inventário para empresas comerciais e industriais que tenham Inscrição Estadual.

Ocorre que o "levantamento físico" do estoque das mercadorias, matérias primas ou produtos devem ser feito na empresa no fim do período em que a empresa se enquadra. Normalmente se faz no final do ano em 31.12, mas há empresas que a obrigatoriedade pode ser mensal ou trimestral.

Portanto não é o Contador ou o setor contábil que faz este levantamento, o que pode ser feito é uma projeção de um possível estoque na empresa, mas o levantamento é físico.

Deve-se orientar o empresário para que ele o faça no final de cada período.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
HUDSON LEONARDO BACELAR VILANOVA

Hudson Leonardo Bacelar Vilanova

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 17:34

Boa Tarde!!!! Amigos eu estou com dúvidas sobre estoque mais na questão de compra. Gostaria de saber se é preciso criar uma conta "Compras de Merc. p/Revenda" ou se eu posso fazer o lançamento das compras direto na conta "Estoque"? uma outra questão é na apuração das vendas, para dar saida no estoque, essa saida de mercadoria do estoque é pra ser feita mensal ou so no final do periodo?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 11:59

Prezado Jumar,

Sua colocação ficou pouco dúbia, contudo, se a segregação em questão se trata do vasilhame e do líquido, entendo que esteja correta, visto que o vasilhame é retornável. Caso contrario, detalhe a situação para que possamos ajuda-lo.

At.
Marcos Vinicius

Stephano Iyama

Stephano Iyama

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 10:48

Bom dia

Estou com dúvida, como tratar o consumo da matéria prima no setor textil. Como custo. Como se dá esse controle? E ele é enviado pra outro setor, dentro da fabrica mesmo. Como gerir esse processo se tratando de estoque? !

Obrigado..

MAGNO CESAR SANTOS FERREIRA

Magno Cesar Santos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 12:41

Bom Dia,

Estou com dúvidas referente a mercadorias em consignação, estou fazendo uma contabilidade de uma empresa onde ela faz remessas consignadas. Logo, ela teve uma devolução de remessa, essa devolução eu só lanço nas contas;

D- Remessa de mercadorias em consignação (Compensação Passiva)
C- Mercadorias remetidas em consignação (Compensação Ativa)

Não há impostos, pois trata-se de livros e eles são isentos e imunes.

Essa devolução não deveria ocorrer na conta de Estoque no AC?

Ex:
D- Remessa de mercadorias em consignação (Compensação Passiva)
C- Estoque AC?

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.