x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.718

Distribuição de Lucros - Lucro Presumido

THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 10:54

Bom dia.

Estou com uma dúvida em relação a Distribuição de Lucros em uma empresa optante pelo Lucro Presumido.
Tenho um cliente que tem um saldo de Lucros Acumulados de Exercícios Anteriores no valor de R$ 1.000.00,00. Portanto livre para ser distribuídos. A empresa tem 2 sócios, sendo um com Participação de Capital de 99% e outro com 1%.

Se eu distribuir esse Lucro Acumulado para o Sócio que tem participação de 1% na sociedade, ou seja R$ 10.000,00, obrigatoriamente eu teria que distribuir outros 99%, R$ 990.000,00, para o outro sócio? Ou poderia distribuir uma porcentagem menor para o sócio que possui participação maior na sociedade?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já.

Obrigado!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:44

boa tarde!

Olha vc tem que seguir o que está no Contrato/Estatudo Social, se tiver uma clausula que prevê uma distribuição diferente da participação no Capital, tudo bem, caso contrário nao pode.

Abs

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Felipe Souza.

Felipe Souza.

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 09:44

Você não consegue distribuir um valor menor para o sócio que tem 1% ???
Assim também reduziria o valor a distribuir para o sócio com 99%.

Att,

THIAGO AUGUSTO MATHIAS

Thiago Augusto Mathias

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 13:18

Anderson, obrigado pela resposta!


Felipe, o problema é quanto ao sócio que detém 1%, que ainda é pouco para a sua Declaração Física. Já o sócio com participação de 99%, seria muito. Outro contador fez besteira e estourou aqui. Mas obrigado pela atenção. Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.