x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.402

Contabilizar GNV

MARCO ANTONIO CABRAL

Marco Antonio Cabral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 16:08

Como contabilizar o GNV (Gas ntural) que o posto paga quando é feito a medição . e a nota é emitida no mes posterior ao encerramento do período , sendo que a venda já esta na minha receita , mas e o custo para fins de apuração do lucro real ? Qual lançamento contabil a fazer ?

Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 16:46

Marco Antonio,

A pergunta está meio confusa. Porém deixa eu tentar te ajudar.

Pelo princípio da competência, as despesas devem ser reconhecidas no mês que elas forem incorridas, para assim serem confrontadas com a receita. Se o serviço já foi prestado porém o prestador não emitiu NF ele está praticando evasão fiscal.

Eu reconheciria a despesa no mês que ela ocorreu. Porém como não foi emitido NF, acredito que essa despesa deva ser adicionada no LALUR.

Accounting is my life...
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 15:15

Marco Antônio!

Verifique se há uma nota fiscal de entrada deste gás, deve haver uma nota fiscal de remessa que será a entrada no estoque da empresa para utilização no período.

Creio que deve ser feito o tratamento de uma venda em consignação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.