x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 45.248

Contabilizar computador montado

alexandre capobianco

Alexandre Capobianco

Bronze DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 17 março 2006 | 19:19

Boa tarde

O computador deverá ser contabilizado pelo valor total da nota fiscal, caso na respectiva nf. exista ainda equipamento perifericos como: scanners entre outros estes deveraõ ser contabilizado individualmente.
Vc. deverá descriminar todos os componentes do computador no historico contabil.
Coloco-me ao seu inteiro dispor
Att
Alexandre Capobianco
@Oculto

Rubya Claudia C. de Souza

Rubya Claudia C. de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 21 março 2006 | 12:03

Alexandre tentei mandar e-mail para o endereço que voce me passou mais deu como endereço errado. Te passo o meu para que possa entrar em contato comigo e assim poder te relatar toda a minha dúvida.
@Oculto

sabino ferreira

Sabino Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2006 | 17:02

Pessoal, aqui na empresa atualmente estou ativando tudo junto computador, video mouse e teclado.... gera menos diferença nos inventários .... e tambem nao da para ficar colocando plaqueta em mouse..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2006 | 17:59

Boa tarde

Na aquisição de um computador completo, mesmo que estejam discriminadas suas peças e componentes na Nota Fiscal de aquisição, deverá ser imobilizado o valor total do conjunto.

Durante o uso se houver reposição de peças ou partes (upgrades) deverá ser analisado o valor e o tempo de sobrevida que a peça dará ao computador, se significante, será imobilizado, se não for o caso, deverá ser considerado como "Bens de Natureza Permanente" ou "Despesas com Manutenção de Computadores", nas contas de Resultado.

Os nomes das contas podem ser outros desde que constem do Resultado e indiquem com clareza a sua natureza.

Taxa de Depreciação = 20% ao ano - NCM 8471

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 14:00


Boa tarde

Aproveitando este tópico, gostaria de saber se devo imobilizar em grupo ou separadamente os seguintes itens:

mesa
cadeiras
arquivos
gaveteiros
poltronas
suporte de cpu e outros.

Na nota fiscal vem discriminado todos os itens(um a um), posso agrupar todos estes componentes na conta móveis e utensílios e imobilizá-los pelo valor total da nota, visto que todos tem vida útil superior a 01 ano, e também depreciá-los conjuntamente, e como respondeu o Alexandre, discriminar apenas no histórico.

Obg. Sônia

Carpem Die
Sônia Fiorine
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 16:36

Boa tarde, Sônia


Você deve separar os bens de acordo com a utilidade/aplicação deles, aliada à própria natureza e também onde cada um ficará, de acordo com a estrutura do plano de contas da empresa, além de se considerar que as taxas de depreciação fiscalmente aceitas podem variar; um hotel, por exemplo, tem mesas em apartamentos, na administração, na cozinha e na recepção.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 junho 2010 | 20:21


Boa noite Ricardo

Obrigado pela informação, o conjunto que descrevi vai ficar na administração e se trata de uma entidade sindical, então poderia considerar como um conjunto e utilizar a taxa de depreciação referente a móveis e utensilios?

Ob. Sonia

Carpem Die
Sônia Fiorine
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 16:54

Boa tarde, Sônia


De fato a taxa de depreciação permitida pelo fisco (que é indiferente para uma entidade imune - CF/88 Art. 150, Al. VI, Inc. "c") é a mesma para bens desta natureza, porém, é importante considerar que a expressão "Móveis e Utensílios" (mesas, cadeiras, armários, estantes, poltronas, etc.), por ser genérica demais, é própria para o nome de um grupo; apenas tente imaginar uma transportadora que possua vários veículos pesados, algumas motocicletas, outros furgões e alguns carros de passeio para o departamento administrativo e classifique tudo na conta de quinto grau com o simplório nome de "Veículos"... deste modo o controle contábil seria bem prejudicado.

Sendo assim, sugiro que o nome "Móveis e Utensílios" seja o nome do grupo e que os utilitários sejam separados por tipo, conforme está em sua listagem e fiquem submissos a este grupo.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 13:22

Boa Tarde!

No caso de compra de um conjunto de mesas e cadeiras, a classificação correta seria subdivindo os itens na conta Moveis e Utensilios? Ou eu deveria contabilizar o valor total da nota?

Desde já agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.