x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.158

Contabilização de saldos não lançados

Gustavo Lorenzon

Gustavo Lorenzon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 11:17

Boa tarde colegas do fórum,

Tenho um cliente que possui conta corrente e operações de créditos em um banco. Porém esse cliente nunca trouxe nenhum documento hábil para lançar a movimentação. Pergunto, como faço para começar a lançar esse extrato bancário que possui no início do exercício saldo negativo? Da mesma forma como faço para lançar as operações de crédito sendo que no exercício anterior já foram pagos algumas parcelas? Obrigado!

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 11:29

Gustavo,
Contabilizar no "achismo" nunca é interessante, o saldo inicial do extrato, você deve lançar como Empréstimos, já que pelo que entendi é negativo.
Porém, seu cliente precisa entender que para você poder contabilizar corretamente precisa de documentos de suporte, neste caso, ou ele lhe envia ou lhe dá liberdade para falar com o gerente da conta dele e solicitar os documentos.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
Gustavo Lorenzon

Gustavo Lorenzon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 11:38

Olá Anderson,
primeiramente obrigado pelo retorno. No que diz respeito a situação acima mencionada, a partir do momento que eu tomei ciência do caso, solicitei os documentos para os lançamento, acontece que essa conta já existia em períodos anteriores já encerrados. Como proceder para poder lançar esses saldos a partir do exercício corrente já que em períodos anteriores não foram lançados?

Obrigado!

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 11:48

Gustavo,
Você tem que olhar o balanço, o valor da conta está certo?
Se sim, quer dizer que lançaram as parcelas e o juros passados, mas aonde estariam as futuras, acho meio complicado sem ver o livro diário.
Se não, ajuste o saldo da conta contra empréstimos (o valor a pagar), juros a apropriar e o que já foi de juros, contra ajuste de exercicios anteriores no PL, assim

D - Caixa (AC)
C - Empréstimos a pagar (PC e PNC) (Valor total do Empréstimo devido em 2013 (não sei se você fará janeiro ou abril);
D - Juros a Apropriar (AC e ANC) (os juros que ainda incidirão e você lançara para o resultado mensalmente);
D - Ajuste de Exercicios Anteriores(PL) os valores do juros já incorridos e não lançados.

Se ficar mais alguma dúvida, poste novamente.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.