x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 1.676

escriturações contábeis

crisme da costa ferreira

Crisme da Costa Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 11:42

Olá caros amigos estou com duvidas sobre as demonstrações contábeis e escrituração.Primeiro a empresa nunca vez a escrituração no livro diario e nem livros fiscais somente houve a arrecadação dos impostos mas nao a escrituração da propria.A principal duvida se eu começo a escrituração desse momento em diante ou faço as anteriores? e sobre as demonstrações são a mesma duvida eu começo as demonstrações desse periodo em diante ou faço as anteriores?

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 14:52

Crisme,
Mesmo que você quisesse fazer a partir de agora, você precisaria de um balanço de abertura, que pelo seu texto, não existe.
Aconselho a refazer toda a contabilidade, até porque a empresa será cobrada no futuro por isso, e você como Contador será responsável.
Fora isso, mesmo com todo o trabalho gerado, você poderá encontrar quaisquer pendencias ou problemas para ajustar.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
Juracy Soares

Juracy Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 15:01

Crisme,
Você não mencionou se é (foi) responsável pela Contabilidade da empresa em anos anteriores.
Se você só assumiu o posto agora, dificilmente poderá assumir a responsabilidade pela escrituração anterior.
Alguns pontos necessitam ser esclarecidos para podermos opinar:
1. Você é responsável pela contabilidade desde quando?
Se você chegou agora, aconselho a orientar os proprietários sobre a necessidade de realizar a escrituração.
Se você já era responsável, terá que examinar se em seu contrato de prestação de serviços ou de trabalho, havia o compromisso com tais registros.
2. Qual é o regime de tributação da empresa?
Observe que para regimes distintos há exigências distintas, e até por parte de órgãos distintos.

Meu conselho (precário, pois não tenho as informações):
1. Elabore um Balanço de Abertura em 01/01/2013. A partir daí siga com a escrituração conforme exige a legislação fiscal para o tipo de empresa/regime de tributação;
2. Avalie a possibilidade de realizar registros contábeis em relação aos anos anteriores. É impossível registrar se não há documentação devidamente arquivada (notas, folhas, recibos, guias, extratos, etc.)
Espero ter ajudado.
Juracy Soares

Juracy Soares
[email protected]
(85) 9602.5424
Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 16:23

Boa tarde,
caros colegas, nunca fiz lançamentos de lucro presumido, pois estou tenho a oportunidade de fazer uma empresa prestadora de serviço., minha dúvida é:

Como faço os lançamentos de PIS/COFINS/IRPJ/CSLL ?

ainda bem que existe o portal, obrigada desde já a atenção,

Fico no aguardo,

Lilian Araujo

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 10:47

Empresa no regime do lucro presumido, o cálculo do IRPJ e CS são sobre a receita bruta, portanto mesmo a empresa tendo prejuízo, vc deve calcular o IR e CS sobre o lucro bruto.

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 11:32

Bruno, Bom dia!

Você esta seguindo o ITG 1000, como esta fazendo com a Carta de Responsabilidade dos administradores, esta colocando no diário ou só deixa arquivado junto como o contrato de prestação de serviço?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Bruno Augusto Bittencourt

Bruno Augusto Bittencourt

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 13:03

Boa tarde
Marcelo!!!!!

Por enquanto só arquivamos a carta mesmo...que na programação deverá ser atualizada a cada ano.
Mas como eu disse, esta uma luta conseguir fazer todos os clientes a seguir a risca, creio eu que seja bom sim anexa ao diário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.