Crisme,
Você não mencionou se é (foi) responsável pela Contabilidade da empresa em anos anteriores.
Se você só assumiu o posto agora, dificilmente poderá assumir a responsabilidade pela escrituração anterior.
Alguns pontos necessitam ser esclarecidos para podermos opinar:
1. Você é responsável pela contabilidade desde quando?
Se você chegou agora, aconselho a orientar os proprietários sobre a necessidade de realizar a escrituração.
Se você já era responsável, terá que examinar se em seu contrato de prestação de serviços ou de trabalho, havia o compromisso com tais registros.
2. Qual é o regime de tributação da empresa?
Observe que para regimes distintos há exigências distintas, e até por parte de órgãos distintos.
Meu conselho (precário, pois não tenho as informações):
1. Elabore um Balanço de Abertura em 01/01/2013. A partir daí siga com a escrituração conforme exige a legislação fiscal para o tipo de empresa/regime de tributação;
2. Avalie a possibilidade de realizar registros contábeis em relação aos anos anteriores. É impossível registrar se não há documentação devidamente arquivada (notas, folhas, recibos, guias, extratos, etc.)
Espero ter ajudado.
Juracy Soares