x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.131

escritorio não cumpre obrigações

Roberto Tenso

Roberto Tenso

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 18:38

Boa noite!

Preciso de uma orientação de vocês, pois não sei onde recorrer.
Em agosto do ano passado solicitei que meu contador desse baixa em minha empresa. Efetuei o pagamento de todo o serviço de baixa que ele cobrou imediatamente. Depois disso começaram os problemas...o mesmo não me dava satisfação nenhuma do andamento do processo e só dizia que deveria aguardar. Pois bem, de vez em quando ligava e sempre era a mesma resposta. Ontem liguei para ele e me disse que havia sido impugnado a baixa no cnpj (não saberia se não tivesse ligado) e que eu deveria ir até a receita para saber o que ocorreu. Hoje fui até a receita e me entregaram um documento dizendo que faltou uma declaração chamada DEFIS. Voltei até o escritório e a resposta que tive: "não sei do que se trata isso. Você tem que voltar na receita e pedir informação".
Completamente indignado com isso, conversei com um amigo empresário que tem mais experiencia e ele disse que era um absurdo o que estava acontecendo e que inclusive eu não tenho que correr atrás de nada, pois eles cobraram pelo serviço e que essa baixa deveria ter acontecido a muito tempo, pois nunca deixei de pagar meus impostos, contador (o mesmo que deveria ter feito a baixa)ou seja, a empresa deveria estar 100% e não haveria empecilho para a baixa e sugeriu que buscasse orientação nesse site de como devo proceder...onde reclamar?

poderiam ajudar, por favor

att

Roberto

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 19:28

Roberto, sou do tipo que gosta de resolver as coisa amigavelmente, no seu caso o interessante seria saber se foi firmado um contrato para a prestação de serviço de baixa, ou se no minimo foi emitido um recibo descrevendo os serviços contratados, se tiver estes documentos faça uma correspondência ao contador solicitado que seja comprido o acordado, se mesmo assim ele não efetuar o trabalho acordado, você pode entrar em contrato com o CRC do estado para uma melhor orientação de como proceder com o contador.

Ressalto que para encerrar uma empresa não é tão simples e rápido mesmo estando em dia com as obrigações.

O que me surpreendeu foi o contador não saber o que é DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais), que é a declaração que as empresas enquadrada no simples é obrigada a entregar todo os anos.

Acredito que o contador não envio a DEFIS de encerramento.

No site tem um tópico especial sobre DEFIS Click aqui que vale uma leitura rápida.

Bruno Zucatelli - Grupo MM2B

Bruno Zucatelli - Grupo Mm2b

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 20:14

A DEFIS entrou em vigor em 01.01.2012, mas o prazo para entregar seria ate 31/03/2013, referente 2012.

O prazo foi encerrado, mas a receita deu anistia na multa ate a data de 22/04/2013, pois ser uma nova obrigação( substituiu DASN).

O contador anterior, deveria ter feito essa declaração, em situação especial, informando a baixa naquela data.

A melhor coisa, seria entregar agora com a caracteristica de Sem Movimento, e logo depois, fazer outra em situação especial de 2013, dando baixa na empresa.

Roberto Tenso

Roberto Tenso

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 20:54

Obrigado pelas respostas...Bruno, ele então deveria ter feito isso não é?
washington, só na justiça? poxa, não queria isso...apenas queria fechar minha empresa para poder passar a ser microempreendedor...e esse CRC é o que? Eles podem intervir?
vejam, eu acho que confiei demais. Nunca pedi qualquer tipo de documento para o contador e isso já faz 12 anos. Todo mês pago a mensalidade e dou o dinheiro dos impostos e é só. Não assinei nenhum contrato para ele fechar a empresa. Tenho um pequeno açougue.. queria ser microempreendedor e ele disse para fechar para que eu pudesse me tornar...então tudo foi verbal e dei 1.200,00.

agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.