x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 11.308

Lançamento Ajuste A Valor Presente

Suzana Sanches de Oliveira

Suzana Sanches de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 09:50

Bom dia,

Referente ao Ajuste a Valor Presente (AVP) trata-se de uma descapitalização de um montante futuro retirando juros compostos sobre ele aplicado.

Minha dúvida fica no lançamento contábil:

Tenho um uma conta de empréstimos a pagar no valor de R$ 120.000,00 (Este valor já esta embutido os juros que estão na conta do Ativo como "Juros a Apropriar".) Dividido em 12 vezes.

Para calcular o AVP, posso utilizar a taxa Selic acumulada, então tenho que fazer o calculo de quanto ficaria este empréstimo se eu pagasse ele hoje. Levando em consideração uma taxa de 1,35% o valor ficaria em: R$ 17.836,39 a lançar de AVP.

Sei que devo "Creditar" uma conta do Passivo denominada "AVP - Empréstimo" que ficará no mesmo grupo do Empréstimo a pagar sendo esta conta uma "Redutora do Passivo".

Entendi que a contrapartida desta conta ficaria no Resultado.

Dúvidas:

1. Em qual grupo crio esta conta de AVP no Resultado?
2. Preciso fazer reversão deste lançamento? Como e quando?
3. Poderiam me mostrar como ficariam os lançamentos?

Obrigada

Atenciosamente
Suzana Sanches de Oliveira
LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 19:03

Boa Noite Suzana

Esse assunto acho que você deveria ler esse manual que estou te enviando, para tirar essa e outras dúvidas que possa ter.

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 00:04

Suzana Sanches de Oliveira,

A taxa de juros seria a explicita na transação, e esse ajuste deve ser feito na aquisição do empréstimo. Assim você realmente traria o valor futuro para o real valor presente. No geral o seu racioncício esta correto, porém você precisa criar uma conta de resultado apenas se for do seu interesse controlar o valor dos juros referente a emprestimos, pois usualmente isso seria colocado na conta de Despesas Financeiras.

No pagamento voce irá debitar o passivo (no valor correspondente ao emprestimo), e reconhecer (debitar) uma despesa financeira em contra partida com a conta redutora do empréstimo, fazendo assim mês a mês até as duas contas zerarem, tanto a de empréstimo como a retificadora.

Abraço.

Accounting is my life...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.