x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.451

Integralização de Capital e Emprestimo de Socio

WILLIAM REIS DA SILVA

William Reis da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 08:30

Bom Dia Colegas;

Estou com a seguinte duvida;

Tenho uma empresa que foi feito a subscrição de 200 mil de capital, porém não houve a integralização, ocorreram algumas despesas e quem efetuou os pagamentos foram os sócios, essas despesas têm notas fiscais, porém em nome dos sócios e no endereço da empresa.
Foi efetuada uma alteração contratual onde está descriminado um aumento de capital, esse aumento corresponde à integralização de uma fazenda ao capital, porém os 200 mil continuo sem integralizar; e as despesas continuaram a ser pagas pelos sócios, agora foi aberta uma conta bancaria em nome da empresa e sócios têm efetuados depósitos a titulo de futuro aumento de capital, é isso esta constando na alteração contratual.

Duvida:

Lanço como empréstimo dos sócios as despesas pagas pelos sócios? Ou Faço a integralização do capital com valor dessas despesas?
O aporte discriminado no contrato lanço como AFAC - adiantamento para futuro aumento de capital separado do empréstimo ou junto?

Obs. os contratos foram feitos pelos sócios, pois são advogados e a empresa chegou a minhas mãos agora um ano depois da abertura.

Att.

"A Felicidade não está no objetivo final, mas sim em todo caminho"
Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 11:39

William,
Vamos separar,
Os valores pagos pelos sócios (as despesas), não podem ser consideradas para integralização de capital, a não ser que você tenha informado no contrato (integralizados com os créditos devidos contra a Companhia), se não, você deve lançar como um empréstimo.
Os valores lançados como AFAC, esses sim, você pode transferir para capital à integralizar, pois no momento você não pode aumentar o capital, pois ainda não integralizou o devido.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.