x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.135

escrituraçaõ do livro diario e razão [Trancado]

ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 23:59

boa noite


será que alguem poderia me ajudar numa dúvida

uma determinada pessoa possui duas empresa em seu nome, exemplo empresa 1 e empresa 2.
E essa pessoa fica pagando as despesas de uma empresa com a conta bancaria da outra empresa..Como posso contabilizar isso? como seria a conta contabil por exemplo: um fgts da empresa 1 pago pela conta bancaria da empresa 2.
como lançar no livro contábil que a despesa desta empresa está sendo paga por outra empresa e vice versa

agradeço desde já

Rosa

Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 00:44

Boa noite Rosa,

"Às vezes não é necessário que uma empresa seja dona da outra para que a legislação determine que a relação entre elas sejam tão próximas que mereçam cuidados especiais. É daí que aparecem os conceitos de subsidiária, controlada e coligada.

Uma sociedade é coligada a outra quando uma delas tem uma influência significativa sobre a outra empresa. A lei não estabelece um percentual mínimo, mas ela presume que toda participação acima de 20% é significativa o suficiente para ser considerada automaticamente uma coligada. Mas mesmo percentuais menores de participação podem levar uma empresa a ser considerada coligada a outra: basta que uma empresa detenha ou exerça o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la."
Fonte: ....//direito.folha.uol.com.br/1/post/2012/03/para-entender-a-diferena-entre-controlada-coligada-e-subsidiria.html

1.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE
1.2.01 Realizável a Longo Prazo
1.2.01.01 Títulos a Receber
1.2.01.02 Depósitos Judiciais
1.2.01.03 Adiantamentos a Sócios
1.2.01.04 Adiantamentos a Acionistas
1.2.01.05 Empréstimos a Coligadas (Empresa 1 ou Empresa 2)

Agora basta seguir em frente e se houver possibilidade, uma empresa liquidar sempre que possível os empréstimos realizados.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 10:16

Olá bom dia Rosa!

Me desculpe, mas esta não é uma questão de "escrituraçaõ do livro diario e razão" como você abriu o título do tópico.

É uma questão que já foi tratada em outros tópicos, pois o simples fato de uma pessoa ser sócia de várias empresas não lhe dá o direito de "misturar" os caixas das empresas e algumas vezes até com o pessoal.

Uma empresa não pode pagar despesas de outra empresa sem que sejam matriz e filiais ou então subsidiária, controlada e coligada, como postou nosso colega Vinícius Pereira.

O que precisa ser corrigido é esta situação dos lançamentos, creio que poderia ser através de empréstimos, mas é uma questão complexa que você pode pesquisar no Fórum, pois já foi abordado este assunto.

Pesquise: mútuo, empréstimo entre empresas.


A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 15:40

Vinicius Pereira Luna, boa tarde.



Te agradeço muito por sua informação. foi valiosa, pois estou iniciando nesse departamento e tenho bastante dúvidas em relação aos lançamentos e a conta contabil (debito e credito) e outros lançamentos como esse citado acima, por exemplo.



Atenciosamente


Rosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.