x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 606

reinicio de atividade

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 10:41

Prezados Colegas,
Vou começar a contabilizar uma empresa que, conforme consta em sua 3º alteração contratual, certificada pela Junta Comercial em 06/12/2012, não só está reiniciando suas atividades, mas também está repassando suas cotas a outros sócios, alterando a atividade da empresa e aumentando o valor do capital social. Os sócios que saem comercializavam peças de automóveis desde 10/02/96, mas pediram desativação a partir de 15/05/2006. Minha dúvida é, como não possuo o último balanço, não tenho como usar os valores de suas contas como saldos iniciais, e nem sei se deveria usar, pois afinal, tratarei agora de uma nova empresa, com ramo de atividade diferente, comercialização de roupas, apesar de usar o mesmo CNPJ, devo, então, começar pelo lançamento de abertura de capital, já com o valor aumentado ou com o valor do capital, constante do contrato social da época da paralisação? E, pouco antes da formalização da 3ª alteração contratual, várias taxas foram pagas, relacionadas à autorização da reativação. Devo contabiliza-las e de que forma?

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 11:00

Charlie,

Você não contabilizará uma nova empresa, e sim uma empresa antiga com um novo ramo de atividades.
Seria interessante você ter os livros diários e o ultimo balanço de encerramento da empresa para partir dia.
Caso não possua, comece a fazer um balanço de abertura com o básico, saldos de bancos, capital (antes da alteração), estoque, bens, dividas (impostos inclusive), mas você terá dificuldades, dessa forma, para fechar o PL.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.