x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.615

Distribuição de Lucros

Valdete

Valdete

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 15:43

Amigos, boa tarde!

Sou contadora de uma empresa prestadora de serviço, optante pelo Simples, em que há dois sócios, que participam cada um com 50% do capital social.

No entanto, eles tem alguns contratos de prestação de serviços, em que os dois trabalham juntos, e ao receberem os valores referente a esse serviço dividem de forma igual 50% para cada um.Há vários casos, em que apenas um deles trabalham em um determinado contrato e ao receber o valor não fazem qualquer divisão de valores.
Existe um acordo, verbal, entre eles, que vão dividir apenas os valores em que os dois trabalharem juntos, e quando alguns deles trabalhar sozinhos apenas quem trabalhou é quem vai receber. Essa é uma situação diária da empresa

No entanto, quando vou contabilizar a distribuição de lucros em cada mês, os valores não correspondem ao 50% que corresponde a participação do capital social:

Exemplo: Lucro total do período: R$ 10.000,00
Sócio 01 : Este faz trabalhos em conjunto com o sócio 02 e executou 10 trabalhos sozinhos por tanto recebeu 60% do lucro ................................ R$ 6.000,00
Sócio 02: Fez trabalhos em conjunto com o sócio 01, e executou 04 trabalhos sozinho por tanto recebeu 40% do lucro ..................................R$ 4.000,00

Então pergunto, essa situação pode ocorrer, pois entendo que a participação no lucro é conforme a participação no capital 50% para cada um?

É necessário que conste uma cláusula no contrato social que mencione, que o s valores a receber por cada sócio será conforme os trabalhos executados?

Como devo proceder nesse assunto?

Desde já agradeço sua atenção.

Um abraço
Valdete





Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 16:20

Valdete,