x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.228

Contabilidade de estoques

Regina Maria Rossarolla

Regina Maria Rossarolla

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 08:48

Bom dia!!!

Preciso que me ajude na seguinte situação.

Tenho uma cooperativa que tem uma fabrica de ração e ainda nao esta autorizada a emitir nota fiscal com o CFOP 5.101 venda de produção do estabelecimento pois nao possui a autorização do ministerio da agricultura (CIFE), e esta sendo emitido nota no CFOP 5.102 e meu estoque foi so aumentando durante o ano como eu faço pra contabilizar esse tipo de movimentação? ou seja, contabilizar as minhas vendas desse produto acabado e o meu estoque.

Regina Maria Rossarolla
Auxiliar de contabilidade
Fone:69 8423-7354
Vilhena -RO
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 11:00

Bom dia Regina!

A escrituração fiscal e contábil deve ser baseada em documentos hábeis previstos na legislação tributária.

Por isso o planejamento tributário é essencial para que se possa escriturar a movimentação de entradas, saídas e estoque de mercadorias, matérias primas, produtos em elaboração e fabricados.

Houve uma incoerência, pois pelo visto, foi feito as entradas de matéria prima e vendas de mercadorias, ou seja foi vendido o que não tinha e o que foi comprado ficou em estoque.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 09:05

Bom dia Regina Maria!

Este é o correto, mas pelo que você tinha dito a saída foi com CFOP 5.102, que é revenda de mercadorias, veja a descrição dos CFOPs:


5.101 Venda de produção do estabelecimento. Venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento, bem como a de mercadoria por estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa destinada a seus cooperados ou a estabelecimento de outra cooperativa.

(NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Dec.28.868/2006 - Efeitos a partir de 01/01/2006, ficando facultada ao contribuinte a sua adoção para fatos geradores ocorridos no período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2005)


5.102 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou estabelecimento de outra cooperativa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Regina Maria Rossarolla

Regina Maria Rossarolla

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 12:22

Desculpe Gilberto eu me equivoquei na sitação anterior.

Então, preciso de um auxilio pra poder dar baixa nesse estoque que esta alto, mas nao tenho noção por onde devo começar, pois as saidas foram dadas de mercadoria adquirida e não industrializadas, como devo proceder nesse caso?

Regina Maria Rossarolla
Auxiliar de contabilidade
Fone:69 8423-7354
Vilhena -RO
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 13:49

Olha Regina, uma situação não justifica a outra, o fato de não estar habilitado para industrialização, emitir as notas de vendas de mercadorias de revenda com entradas de matéria prima.

Com isso foi vendido mercadoria de revenda sem estoque ou entrada e sobrou matéria prima sem saída, acabou criando um outro problema.

Ai neste caso, ou faz o carta de correção das saídas para 5.101 ou as de entrada para 1.102, não vejo outra alternativa.

Retificação dos livros de entradas, saídas, apuração de ICMS e Inventário.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Regina Maria Rossarolla

Regina Maria Rossarolla

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 16:58

Mas nao tem como fazer carta de correção dessas notas tanto de entrada quanto de saida, pois ja passou o prazo de 30 dias para esse procedimento. e nao foi efetuado o registro dos livros, justamente pra ver o que podemos fazer.

Regina Maria Rossarolla
Auxiliar de contabilidade
Fone:69 8423-7354
Vilhena -RO
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 17:40

Olá Regina, veja o que eu encontrei:
CARTA DE CORREÇÃO ELETRÔNICA É OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 01.07.2012

Equipe Portal Tributário

Nos termos do § 7º, da Cláusula décima quarta-A, do Ajuste SINIEF 7/2005, a partir de 01.07.2012 não poderá ser utilizada carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Após a concessão da autorização de uso da NF-e, o emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e, por meio de Carta de Correção Eletrônica, transmitida à Administração Tributária da unidade federada do emitente.

Lembrando que, de acordo com o item 6.2 – Regras de validação da CC-e – da NT 2011/004, o prazo para emissão é 30 dias (720 horas) da autorização de uso.

Fonte: Portal Tributario

Porém,

E, consoante o Manual de Orientação do Contribuinte – versão 5.0, de março 2012, não existe mais prazo para a emissão da Carta de Correção Eletrônica (CC-e), podendo erros em campos específicos de NF-e, diversos dos acima referidos, serem sanados a qualquer tempo.

Leia mais em: http://mauronegruni.com.br/2012/08/03/2013/

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 18:21

Regina, pelo o que estou percebendo é que a empresa tem um problema em relação a emissão de NF pelo CFOP 5.101, que seria um problema do setor fiscal.

Com relação a parte contábil, acredito que a falha esta em não ter sido contabilizado o processo de industrialização, transformando Matéria Prima em Mercadoria em Estoque e posteriormente a baixa como custo apos as vendas, pois na contabilidade se deve "valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato."

Acredito que você deva contabilizar o processo de industrialização neste Tópico o Colega Paulo Henrique dar um exemplo de como contabilizar o processo de industrialização.

Para melhor entendimento sugiro a leitura deste artigo sobre a PRIMAZIA DA ESSÊNCIA SOBRE A FORMA

Regina Maria Rossarolla

Regina Maria Rossarolla

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 14:22

então, diante de todo isso eu não consegui chegar a uma conclusão do que devo fazer, pois antes de encerrar meu execicio de 2012 pretendo fechar sem pendecias para o ano proximo.

A materia prima adquirida durante o ano de 2012 foi lançada na conta de estoque de materia prima sendo que na DRE ela aumentou o meu saldo inicial, não teria que ter uma conta na DRE como estoque de materia prima adquirida e o estoque inicial seria o valor que fechou o ano de 2011?

O meu Estoque inicial em 2012 - 160.180,55 e não o valor de 1.233.963,03 que esta contabilizando toda a materia prima que foi adquirida durante o ano de 2012, como eu faço para dar baixa desse valor no estoque inicial??

Regina Maria Rossarolla
Auxiliar de contabilidade
Fone:69 8423-7354
Vilhena -RO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.