x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 562

DEIJI

Deiji

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 15:15

Boa Tarde!
Ha uma empresa que estou escriturando que faz um recibo identificando um valor que é repassado a outra empresa,do mesmo proprietário,referente ao pagamento da conta de energia, que é pago em nome da empresa 2, porem o valor se refere o gasto das duas empresas. A minha duvida é como posso lançar o valor que é repassado da empresa 1 para a empresa 2? em que conta eu devo lança-lo?

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 17:34

Oi Deijiane,

Pelo que eu entendi a Empresa A paga a conta de energia da empresa B. Porém você citou que o valor é referente as duas empresas. Então a conta de Energia vem apenas em um único CNPJ, mas é distribuída para as duas empresas. É isso ? Pois acredito que deveria solicitar essa divisão, regularizando junto a Distribuidora de Energia duas contas distintas para atender as empresas. Mesmo porque a empresa que não possui compra de energia em seus registros (CFOP 1.253)pode causar estranheza quanto as suas declarações e registros fiscais.

Entretanto para contabilizar na Empresa A a saída pelo pgto do recurso ficaria:


D - Créditos com Outras Empresas (AC)/Não sendo Coligada
C - Banco

Att
Matheus



Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
DEIJI

Deiji

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 10:05

Bom dia Matheus!
Pois bem, é isso mesmo , a empresa A paga a conta da empresa B, porem a empresa B emiti um recibo notificando o valor que é repassado a empresa A ref. a parte dele no gasto de energia.
O que eu gostaria de entender, é como eu devo lançar o valor desse recibo na empresa B, e tambem na empresa A, pq esse valor tem q de alguma forma ser identificado nao é mesmo?

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 14:54

Olá Deijiane,

Considerando que as empresas não sejam coligadas ou seja, que não haja participação de quotas de uma empresa na outra.

Na Empresa A, que pagou a conta, ficaria:

D - Créditos com Outras Empresas (Ativo Não Circulante)
C - Banco

Na Empresa B:

D - Energia Elétrica (Despesa)
C - Conta Mútuo Outras Empresas a Pagar (Passivo)

Caso essa empresa B seja tributada pelo Lucro Real, provavelmente essa despesa não poderá deduzir os impostos sobre o lucro, pois não será um comprovante hábil.

Se não houver o ressarcimento da Empresa B para a Empresa A, essas contas de Crédito e Mútuo ficarão acumulando saldos.




Att



Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.