x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 943

Ajuste - Estoque

Nayara C.Aguiar Sader

Nayara C.aguiar Sader

Bronze DIVISÃO 3, Analista Custos
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 09:32

Determinado setor agrícola, tinha o hábito de solicitar materiais / peças e as que não utilizavam de imediato iam armazenando em um galpão, caracterizando um almoxarifado, no entanto apenas com características físicas de almoxarifado, pois as peças /equipamentos já haviam sido baixadas entrando no custo daquele período. Com a chegada de uma nova gestão, foi solicitado eliminar o “almoxarifado-agrícola” e voltar todos as peças para o almoxarifado central.
Eis o impasse, como proceder para com esta volta de materiais já baixados anteriormente. Sugerimos, que fosse feito um ajuste de inventário :
Pela regularização dos materiais constatados:
D - Estoque de Mercadoria (AC)
C – Ajuste de inventário (R)

E posteriormente os materiais fossem baixados entrando no custo, o primeiro impacto é que entrará 2X no custo, mas analisamos na hipótese de que como o custo anterior ficou sobrecarregado, é uma tentativa de melhorar a apuração do custo atual pois entrará realmente essas peças/equipamentos quando utilizados.

O que acham disso? Vocês podem me ajudar?

Desde já obrigada e bom trabalho! !

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 15:26

Boa tarde Nayara!

Do ponto de vista de Escrituração Fiscal e Contábil, posso fazer um parecer.

1. Deve ser escriturado primeiramente o Livro de Registro de Inventário por estabelecimento Comercial ou Industrial, ou seja cada Inscrição Estadual deve ter o seu livro, se este galpão, o Almoxarifado agrícola e o Almoxarifado Central estão no mesmo endereço da empresa, ou seja na mesma INSCRIÇÃO ESTADUAL, deve ser escriturado somente um Livro de Registro de Inventário.
Com isso não haveria necessidade de alocação do ponto de vista fiscal e contábil.

2. Se o almoxarifado agrícola possui outra inscrição estadual, deveria ter sido emitido nota fiscal de transferência de uma inscrição para outra, aí sim, teríamos 2 livros de registro de inventário.

Realmente está um pouco confuso esta situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara C.Aguiar Sader

Nayara C.aguiar Sader

Bronze DIVISÃO 3, Analista Custos
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 15:54

Caro Gilberto realmente não é uma situação comum.
Temos apenas o almoxarifado central, este outro é apenas um galpão da mesma empresa que estavam as peças, que agora retornarão para o estoque.
A dúvida é contabilização desses materiais retornando para estoque.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 16:25

Nayara, veja o que perguntei, se este galpão está no mesmo endereço do almoxarifado central? Veja, o Livro de Inventário é escriturado um para cada Inscrição Estadual, se estiverem no mesmo endereço é um estoque só, mesmo estando em dois prédios.

A movimentação do estoque é com emissão de notas fiscais; Entrada e Saída.

Se não foram emitidas também, o estoque é um só.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.