x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 855

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 16:24

Olá Pessoal...
Eu pesquisei muito sobre as provisões na contabilidade só que a minha duvida continua a respeito do que é obrigatório ou não na escrituração contábil das despesas e etc...se fala muito do 13° e Ferias, só não vi fala sobre as obrigações sociais em geral. Eu tenho que lançar praticamente tudo com provisão ou não necessariamente? O problema maior é que, quem fazia os laçamentos antes, não lançavam com provisão, só o pagamento em si. Eu continuo desse jeito? Arrumo o que já foi feito? Espero ter sido claro na minha duvida e aguardo auxilio nesta questão. Obrigado desde já...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 18:05

Rodrigo
As provisões podem ser tipo redutora dos ativos como a depreciação de bens do imobilizado (veiculos, maquinas) ou ainda como verdadeiros passivos como 1/12 avos de ferias e 13º a cada mes que se passa, porém as provisões podemos apenas estimar. existe tambem a provisão com perdas em estoque ou comdevedores duvidosos.
Com relação as obrigações sociais quando voce calcula a provisão para ferias e 13º nela se inclui ou em conta separada os encargos de Previdencia e FGTS sobre eles.
No fechamento da folha de pagamento também ha um forma de provisão, só que como neste caso o valor é liquido e certo voce ja lança a pagar. Ex. Folha março, os salarioss devidos, a previdencia social e o FGTS voce lança em despesa do mes de março contra a pagar no passivo, mas o pagamento sera feito em ABRIL. entendeu? Isso para atender o princípio contábil da competência.
Então há sim a provisão de encargos sociais.
Com relação a provisão deste ano voce ainda pode fazer os ajustes, mas em relação as férias que podem envolver meses do anos anteriores caso voce efetue a provisão será necessário lançar em "ajuste de exercicios anteriores" porque os periodos dos meses anteriores ao ano corrente ja foi fechado, e como despesas os relativos a este ano.
Espero ter ajudado .. Sucesso

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 08:35

Muito Obrigado pela atenção Marcelo.

A empresa em questão é uma associação sem fins lucrativos. A atividade é de reparos em cadeiras de rodas e equipamentos hospitalares, na qual ela empresta esses materiais e recebe doações por isso. Tem dois funcionários e não é tão complicado como se fosse um comercio ou industria. Se você tiver algum exemplo de como ficaria esses lançamentos pra ficar um pouco mais claro na minha mente eu agradeço.

Tenha um ótimo dia...

Espero contar sempre com a ajuda de todos...

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.