x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.312

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 16:30

Boa tarde,meus amigos

Peguei uma agropecuária,e o dono precisa fichar um funcionário,o mesmo ajuda no balcão, atende cliente,diversas tarefas, alguém saberia me indicar o melhor (CBO) para este funcionário?
Outra coisa seria a questão do salario, se pode deixa-lo com um salario minimo?
Desde já muito obrigado pela atenção!

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 17:36

Boa tarde Tcheler

A empresa paga ao trabalhador, o piso da categoria estipulado em convenção coletiva.


CBO

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sábado | 27 abril 2013 | 21:23

É complicado pois fica o entendimento (conforme suas palavras) que tal funcionário terá um acumulo de funções... se for isto mesmo, não é aconselhável.

Imagina o seguinte agora ele concorda e qualquer cbo que você anotar na CTPS vai ser aceito. Mas, as vezes surgem atritos durante o vínculo empregatício e em tal situação este funcionário vai ter bons argumentos para entrar com uma ação trabalhista alegando acumulo de funções.

Porém sei muito bem que algumas empresas acabam não dando atenção a isto num primeiro momento (talvez até mesmo por não estar estruturada o suficiente para contratar mais funcionários).

Particularmente, conversaria com o responsável e após um levantamento destas funções, escolheria a que seria mais benéfica para o funcionário, principalmente na questão maior salário da categoria. Acredito que isso poderia, talvez, minimizar a situação caso aconteça alguma processo trabalhista futuramente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.