x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 21.879

Horário de trabalho padaria/cafeteria

rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 10:41

Olá, pretendo abrir uma cafeteria com produção de pães artesanais na cidade de Campinas.

Pretendo ter estes funcionários:

caixa - 01 func. (06:00 as 22:00)
salão - 01 func. (06:00 as 22:00)
cozinha - 02 func. (06:00 as 22:00)
balcão - 01 func. (06:00 as 22:00)
limpeza - 01 func. (14:00 as 22:00)

Estou analisando a viabilidade do negócio e fiquei em dúvida sobre qual horário de funcionamento/trabalho dos funcionários.

Caso queira trabalhar das 06:00 as 22:00, como deveria ser a contratação de funcionários? Seriam dois turnos?

Funcionário manhã: 06:00 as 14:00 (intervalo das 10:00 as 11:00)
Funcionário noite: 14:00 as 22:00 (intervalo das 18:00 as 22:00)

E aos sábados e domingos? No sábado pretendo repetir o expediente (6h as 22h), talvez até a meia noite. E no domingo das (08 as 15h).

Estou certo neste meu pensamento? São dois turnos por dia? E quais seriam as peculiaridades nos finais de semana? Hora extra?

Alguma dica de quem já faz a contabilidade de padarias?

Agradeço desde já.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 18:14

Rafael, penso que vc precisa é de um gestor experiente pois o nosso Fórum não tem como lhe dar todo o amparo de que vc precisa, vc sequer tem como analisar o custo da mão de obra, o impacto sobre folha, os tributos, e etc. Contrate alguém que lhe faça um estude de vialibilidade econômica-financeira, será mais garantido e essencial para checar se vai valer a pena.

Posso lhe adiantar que todos funcionários dos cargos relacionados terão de ser efetivos (exceto de limpeza), não caberá a possibilidade de temporários, avulsos ou autônomos. O limite da jornada semanal de cada um será de 44hs, o adicional noturno é de no mínimo 20% (confirme na CCT do Sindicato da categoria), o de hora-extra normal no mínimo de 50%, e dia de folga/feriado é mínimo de 100%, mas pode sr maior (conforme a CCT). A hora noturna é reduzida, 7hs no relógio representam uma jornada normal de 8hs.

Espero ter colaborado.

Reitero na sua necessidade de contratar um gestor ou um analista experiente, ao meu ver o que vc precisa é de uma estrutura mais ampla do que meros comentários. Para isso sugiro-lhe buscar o SEBRAE de sua cidade, eles oferecem ou intermediam serviços de consultoria que poderá lhe ser muitíssimo útil.

Boa sorte!!!

rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 08:17

Kennya, agradeço o retorno. Entendo a complexidade do tema e realemnte acho difícil uma resposta precisa aqui no fórum baseado apenas num post meu com poucas informações. Esse tema exigiria um debate um pouco mais profundo.

Vou procurar uma assessoria como sugeriu.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade