x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 806

Todos os sócios precisam pagar INSS?

Caio Luiz Ferreira

Caio Luiz Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 19:50

Oi gente, tudo jóia?

Eu tenho uma empresa e meu irmão é meu sócio.

Ele tem 1% da empresa, e é meu sócio somente para que eu pudesse registrar a empresa como sociedade limitada (isso foi orientação da contabilidade que abriu a empresa para mim). Ele não faz nenhuma retirada de dinheiro da empresa e nem trabalha comigo.

A questão é, a empresa precisa recolher o INSS dele? E ele precisa declarar imposto de renda?

A dúvida surgiu por que ele é dependente do meu pai, mas minha contadora disse que temos que fazer a declaração dele, e que ele não pode ser mais dependente do meu pai. Mas o contador do meu pai, disse que ele pode ser dependente do meu pai sim, por que apesar de ser sócio da empresa ele não tem nenhuma renda. Alguém me ajuda esclarecendo isso?

Obrigado desde já!
Caio

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 20:00

1. Só se recolhe INSS sobre o pró-labore retirado - o pró-labore é equivalente a um salário pelos serviços prestados pelo sócio à empresa, como se fosse um funcionário.
2. Se o seu irmão não presta serviços ele não tem direito ao pró-labore, por isso não será recolhido INSS para ele.
3. Ele tem direito apenas aos lucros, no caso 1% - conforme a sua cota na empresa.
4. Portanto ele pode ser dependente sim, e a renda dele que será rendimentos isentos e não tributados recebidos por dependentes deverá ser informada na declaração do pai.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.