x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 2.864

Sefip Construção Civil

CLAUDIA OTAVIA GUALBERTO EVANGELISTA

Claudia Otavia Gualberto Evangelista

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 13:23

Tenho uma empresa pessoa jurídica que atua na área de construção civil. Nunca fiz esse tipo de trabalho e não sei nem por onde começar.
A empresa veio de outra contabilidade, e vi que são feitas 3 Sefips diferentes, uma com a inscrição no CNPJ e outras duas que além do CNPJ constam um CEI. Vi também que as Sefips são com códigos de recolhimento diferentes, uma o 150 e a outra no 155.
Gostaria de todo tipo de informação de como proceder, como cadastrar esses funcionários e como gerar a Sefip, pois o antigo contador não está colaborando e o proprietário não sabe me dar nenhuma informação. Me ajudem, por favor!!

Eliandro Felipe

Eliandro Felipe

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 13:48

Olá Claudia!

Faça como estava sendo feito. Abra o Sefip e repita a operação do último mês, ultima Gfip, pra você se familiarizar com o programa.
Acredito que tenha o CNPJ e as obras pelo CEI onde alocam os funcionários...

Veja as alterações pertinentes do mês que irá realizar e de continuidade.

Atenciosamente


Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 15:20

Claudia, boa tarde.
Você primeiro deve ratear os funcionários no seu sistema de folha de pagamento todos os funcionários dessa obra.
Quando você for fazer a sefip, ou melhor quando for integrar sua sefip, no sistema gerador de folha mesmo ele consta os códigos 115, 150, 155.
Você deve cadastrar essa obra no seu sistema e na hora de importar para a sefip veja se os funcionários estão constando nas obras corretas.
Se for fazer manualmente informe os todos os campos da sefip com os códigos corretos e aloque esses funcionários na obra.

Att,
Aline Marques
CLAUDIA OTAVIA GUALBERTO EVANGELISTA

Claudia Otavia Gualberto Evangelista

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:15

Oi Aline, obrigada por me responder.
Minhas dúvidas são muitas, talvez você consiga me ajudar.
Uma delas é: todos os funcionários serão cadastrados no meu programa de folha de pagamento no CNPJ da empresa, e posteriormente alocados nos CEI's que trabalham depois de importar a Sefip? ?

E quais os códigos FPAS, % de empresa, Código de Terceiros, % de terceiros, de recolhimento e Fap? ?

Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:27

Claudia,
1º Todos os funcionários serão cadastrados no meu programa de folha de pagamento no CNPJ da empresa, e posteriormente alocados nos CEI's que trabalham depois de importar a Sefip? ?
Sim, serão cadastrados na empresa mas alocados no CEI da obra.


2º E quais os códigos FPAS, % de empresa, Código de Terceiros, % de terceiros, de recolhimento e Fap? ?
A empresa é simples, lucro presumido?

Att,
Aline Marques
Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:52

Claudia, é que assim cuido de uma empresa que é a mesma questão da sua.
É assim eu faço a folha de pagamento por rateio ou seja, os sócios a administradora são locadas na empresa normal, já os operarios são locados na obra (CEI) então assim quando eu vou fechar a folha de pagamento ele me da uma folha da empresa normalmente e uma folha da obra, separados entendeu.
Já que a empresa é optante pelo simples é mais fácil ainda FPAS 515 - 20% , Codigo de Terceiros 0115 - 3,30; FAP - 2,00
De uma olhadinha nessa tabela, que vai te auxiliar bastante quando estiver com duvidas do FPAS
xa.yimg.com

Att,
Aline Marques
CLAUDIA OTAVIA GUALBERTO EVANGELISTA

Claudia Otavia Gualberto Evangelista

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:40

Aline eu de novo... já cadastrei os empregados na empresa do CNPJ e fiz o Centro de Custo do CEI para passar para o CEI aqueles funcionários que trabalham na obra.
Minha dúvida é, existem alguns empregados no CNPJ, que no caso é optante pelo Simples, e a maioria no CEI.
Vou usar códigos diferentes para o CEI e para o CNPJ?
(COD FPAS, COD terceiros, % de terceiros, % da empresa, % SAT, e GPS?).
Você sabe quais são esses códigos??

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.