x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 16.367

Carteira de trabalho suja?

Felipe Barros

Felipe Barros

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 16:11

Boa tarde amigos, tenho um registro em minha carteira desde 2008, meus pais que me registraram no escritório deles, portanto nunca foi depositado FGTS, não chegou a criar conta na base FGTS mas continuei trabalhando normal, gostaria de saber se eu tirar segunda via dessa carteira alegando que não tive nenhum registro eu posso arrumar outro emprego normalmente, porque estou em processo de admissão e estou com muito medo de dar algum problema no RH, a única coisa que vou alegar é que tenho número de Pis que chegaram a criar número de Pis, mas não me registraram, é possível fazer isso? tenho 22 anos, posso alegar ser o primeiro emprego registrado? Obrigado.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 17:16

Teu pai esta mais para padastro, rss. pois se tivesse sido feito os recolhimentos ao INSS faltaria somente mais 30 ano para se aposentar.
Com relação a tua carteira se ela esta anotada, pede para seu pai dar baixa, seria interessante verificar se nunca foi informado nada ao FGTS/INSS.

Se o trabalho que você estiver arrumando não for do programa meu primeiro emprego não tem problema de levar a carteira com o registro do escritório do seu pai.

O PIS somente é gerado quando se faz registro em alguma empresa, qualquer RH vai saber que a tua carteira já foi registrada.

Além do mais uma relação de trabalho tem que haver sinceridade entre as partes.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 23:52

Felipe Barros
Não á nenhum impedimento para sua contratação nesta empresa. Quanto a Carteira Profissional isso é somente anotações burocráticas, Importante é que a mesma não tenha o registro em aberto.

Existe leis trabalhistas seu pai pecou em não recolher os impostos previstos na CLT , mas isso vocês podem resolver em família.

Boa Sorte

Felipe Barros

Felipe Barros

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 00:04

Nilton e Marcelo boa noite, então sobre o tópico que me responderam muitíssimo obrigado, kkkk é esta mais para padrasto mesmo kkk, mas o tempo foi passando e ele não fez os recolhimentos, a única coisa que tenho é a carteira rabiscada, será que se ele der baixa não vai ter nenhum problema? a única coisa que perco é esse tempo de 5 anos de contribuição né?,a empresa que vou entrar é uma instituição financeira, quero que nada seja questionado pelo RH a ponto de perder a vaga, não tenho conta mesmo no FGTS, consultei hoje. Vamos resolver em família sobre as contribuições, obrigado pessoal.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 08:49

felipe

o melhor é dar baixa na sua carteira e continuar com a mesma

nilton

mesmo sem os recolhimentos esse periodo trabalhado consta como tempo de serviço

a empresa é quem deve e nao ele.

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 09:35

Se o vinculo nunca foi informado ao INSS, FGTS e Caged, não existe relação de trabalho, certo?

Se fosse em qualquer outra empresa, você teria que recorrer com reclamatória trabalhista, denuncia, etc... Mas se tratando de empresa familiar, sei bem como é, e você não vai querer "prejudicar" seu próprio pai. E outra, se sua carteira ficar com o registro dele, um dia essa situação terá que ser regularizada.

Considerando tudo que te passei, acredito que valeria mais cancelar o registro; durante o processo seletivo, o recrutador irá questionar sobre seu histórico profissional, basta informar que trabalhava em negócio familiar, que foi levantado a hipótese de registro, mas acabou não dando certo... Seja sincero, não há o que esconder nesse caso, eles podem puxar o registro da empresa e ver que é seu pai mesmo, e isso não será ponto negativo para você; o que atrapalha é esconder as coisas, isso nunca dá certo.

Boa sorte,

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
ANDRE CASTRO

Andre Castro

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 09:59

Na verdade sua carteira não esta suja.
è que você que saiu prejudicada neste tempo, onde vai contar para se aposentar. Tempo perdido.
O negocio é explicar para o RH da empresa nova.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:40

Felipe, não precisa cancelar nada. Não é da conta de ninguém se seu pai, como seu empregador, recolheu isso ou aquilo, se pagava bem ou mal.

Siga sua vida e não pense que sua carteira está "rabisacada", nem suja ela está. Ela apenas tem nela um registro. Como tudo se deu em nada lhe prejudicará.

Boa sorte!!

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:45

Boa tarde,

Concordo Kennya Eduardo em:"rabisacada", nem suja ela está.
Então peça para seu pai dar baixa e continuar com a mesma carteira.

Sds...

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Diély B. X. de Almeida

Diély B. X. de Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:40

Olá Pessoal, hoje me mandaram uma CTPS para registro, e em uma das páginas de contrato de trabalho, foi iniciado um registro e passado corretivo... eu devo assinar ali ou em outra página em branco? acredito que aquela página tinha que estar cancelada?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:50

Boa tarde Diély

Use para registro do funcionário(a) a página da CTPS em branco, se por acaso não foi a empresa que fez a rasura ignore

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 13:33

Bom tarde Diély

Para cada pagina da CTPS um contrato de trabalho, não se usa a mesma página da CTPS para contrato de trabalho distintos.

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.