x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.392

Passo a passo do processo de demissão

Thiago Albuquerque

Thiago Albuquerque

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 15:56

Amigos, eu assumi o DP da minha empresa e estou tendo algumas dificuldades no processo de demissão. Se alguém puder confirmar se meu (passo a passo) está correto, eu agradeço:

Demissão sem justa causa pelo empregador:

1 - Solicitar extrato FGTS para fins rec (conectiv soc ICP)
2 - Calcular GRRF com os dados do extrato (conectiv soc ICP - aqui ele já faz a comunicação de demissão)
3 - fazer o pgto da guia e entregar para o ex-funcionário toda a documentação (extrato, TRCT e TQRCT (- de 1 ano) e Guia do Seg. Desemprego

Esse procedimento está correto ou falta algo?

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:02

Correto Thiago,

Lembrando que so terá realmente configurado demissão se tivrem duas vias do TRCT e TQRCT.

Um via com o funcionário demitido e a outra com empresa.
As demais vias solicitar recebido na cópia do patrão.

Me corrijam se eu estiver errado!!!

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:15

boa tarde

1 - Solicitar extrato FGTS para fins rec (conectiv soc ICP)
veja se ta atualizado.
2 - Calcular GRRF com os dados do extrato (conectiv soc ICP - aqui ele já faz a comunicação de demissão)
calcular com os dados do extrato e da rescisao.
3 - fazer o pgto da guia e entregar para o ex-funcionário toda a documentação (extrato, TRCT e TQRCT (- de 1 ano) e Guia do Seg. Desemprego
como ele tem menos de um ano faça o termo de quitaçao

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:45

Bom Dia a todos;

O Sr. Ricardo C. Gimenez (Moderador do Fórum Contábeis), em conversa comigo, passou um material de livre acesso disponibilizado pela Fiscosoft que acredito ser útil e pertinente a este tópico; Segue abaixo o link de acesso para o mesmo:

Assistência e homologação na rescisão de contrato de trabalho - Roteiro de Procedimentos [ clique para acessar ]

Como já existem vários tópicos sobre o assunto (inclusive com o mesmo titulo) este sera trancado;

(Regra 12) Antes de criar um Novo Tópico, faça uma busca pelo Fórum no campo Pesquisa.

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.