x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.049

Licença Maternidade e Salario Maternidade

Lucas Augusto Ferreira

Lucas Augusto Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 09:50

Bom dia Galera, espero que possam me ajudar.
Vi muitos tópicos, mas ainda não consegui entender muito bem...
Tenho uma funcionária, que trouxe o atestado para licença maternidade,
o que eu devo fazer? Tenho que ir no inss, uma vez que é a empresa que arca com o salario maternidade?
Outra duvida é quanto as férias, pois já esta quase vencendo a 2°, o periodo é prorrogado?
Obrigado!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 10:04

Bom dia Lucas,

Não será necessário ir ao INSS, uma vez que a Empresa irá pagar os salários durante o afastamento.

Você deverá informar a data do afastamento no seu programa de Folha, e fazer a compensação do INSS nas próximas GFIP'S.

Quanto as férias, a mesma deverá ser paga em dobro caso já esteja vencida, assim que a empregada retornar da licença.

Abraços,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 10:02

Olá Lucas,

Sim, diferentemente do afastamento por auxílio doença, onde não tem como programar o agendamento das férias, por causa do afastamento inesperado, o afastamento por maternidade tem data prevista, e pode ser agendado com antecedência. Você deverá pagar em dobro.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Bianca Trancoso

Bianca Trancoso

Bronze DIVISÃO 1, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 17:05

Boa tarde Galera, espero que possam me ajudar.
Estou de licença maternidade, com isso obvio não estou comparecendo na empresa pois o patrão faz o deposito do meu pagamento, sendo que esse mês ele pediu que eu comparecesse a empresa para que assinasse meus contra cheques caso não comparecesse ele não iria fazer o deposito do meu pagamento neste mês. Então eu pergunto ele pode exigir que eu compareça na empresa durante a licença para assinar os meus contra cheques e só assim fazer meu deposito?
Obrigado!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 17:23

Olá Bianca,

Nada impede de você assinar os contra cheques no retorno da sua licença, uma vez que se ele faz transferência bancária, este já é o comprovante.

Abraços

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.