x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 12.937

Desobediência as regras da empresa

kalline silmara rocha da silva

Kalline Silmara Rocha da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 10:29

Bom dia!
Por gentileza, alguém pode me dizer a que se caracteriza o ato de desobediência as regras da empresa, para emitir uma carta de advertência ( o funcionário em questão já foi advertido verbalmente 2 vezes).

Grata.

"Quem afirma que não precisa de ninguém, esta na verdade dizendo uma grande mentira".
"Sozinho não se chega a lugar algum".
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 10:36

Pode sim dar uma advertencia para o funcionario, mais tome cuidado pois isso pode se tornar algo contra você, digo isso pois advertencia é uam cultura apenas, não esta em legislação alguma, não é proibido dar advertencia mais tem que tomar cuidado.
Kalline, sinceramente mande este colaborador pastar (mande embora), casos assim a gente elimina!

Geraldo José de Oliveira

Geraldo José de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 29 maio 2013 | 11:02

kalline,

para um aprofundamento maior no assunto:
reza o art. 482 da clt:
"e) desídia no desempenho das respectivas funções;"
o empregado trabalha com desídia no desempenho de suas funções quando o faz com negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento. a desídia costuma-se caracterizar pela prática ou omissão de vários atos (ausências, comparecimento impontual, tarefas imperfeitas). a desídia pode também ser considerada um conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão do empregado no serviço, desde que haja repetição dos atos faltosos. uma só falta não vai caracterizar a desídia. as faltas anteriores devem, porém, ter sido objeto de punição ao empregado, ainda que sob a forma de advertência verbal. a configuração se dará com a última falta.
"h) ato de indisciplina ou de insubordinação;"
por ato de indisciplina entenda-se o descumprimento de ordens gerais do empregador, dirigidas impessoalmente ao quadro de empregados, como p. ex., a proibição de fumar em certos locais. a insubordinação se caracteriza pelo desprezo a uma ordem pessoal provinda do empregador ou de superior hierárquico (ex.: executar alguma tarefa).
vale lembrar que a nossa legislação não estabelece a gradação das penas, ficando a sua dosagem a cargo do empregador que deve:
1º- advertir o empregado verbalmente;
2º- adverti-lo por escrito;
3º- suspendê-lo; e
4º- só se ele persistir no procedimento incorreto, dispensá-lo com justa causa."/i]

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos." (Charles Schulz)
Skype: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.