x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 526

INSS autônomo

Carolina Marins

Carolina Marins

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 11 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 14:31

Boa tarde, pessoal. Estou com dúvidas em relação à contribuição ao INSS. Sou mulher, 25 anos, contribui apenas 8 meses pela empresa com salário superior ao salário mínimo.

Estou quase 1 ano sem contribuir e quero retornar com autônomo já que estou desempregada. É mais vantajoso contribuir com 11% ou 20% por conta da aposentadoria por tempo de contribuição?

Qual seria exatamente os prazos de carência vigentes para aposentadoria? Por exemplo: aposentadoria por tempo de contribuição: x anos de contribuição e y anos de idade / aposentadoria por idade: x anos de contribuição e y anos de idade.

Posso pagar por esse tempo de quase 1 ano que fiquei sem contribuir? Ainda não me manifestei ao INSS quanto a isso. Ou seja, posso pagar retroativo pelo tempo não contribuído?

Entendo que se eu optar pela regra de 11%, por conta da pouca idade, não teria "obrigação" de contribuir agora, podendo deixar para daqui a algum tempo quando estiver empregada. Está correto este raciocínio?

Lembrando que meu salário era muito superior ao salário mínimo e a pretensão de salário futuro também. A regra dos 11% diminuirá o salário de aposentadoria, certo?

Estou cheia de dúvidas. Qual seria a melhor opção para meu caso?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 14:40

Carolina, boa tarde, você menciona que está desempregada, para você recolher como autônoma, tem algumas normas,(inscrição na prefeitura, depois no inss, ......), quando está desempregada e quer recolher por conta própria chamamos de facultativo, cód 1406, sugiro a você agendar junto ao inss através do telefone 135, lá você poderá sanar todas as suas duvidas e eles irão verificar qual o valor cabível a você a recolher sem se prejudicar (valores) na sua aposentadoria ou outro beneficio, tais como (salario maternidade(se estiver desempregada), auxilio doença, etc...),com relação ao recolhimento em atraso, como já faz quase 01 ano é bom checar com o inss, afinal se você recolher espontaneamente e estiver errado, terá que entrar com recurso para restituição (pequena dor de cabeça).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.