x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 25.541

INSS resumo folha X sefip

VIVIANE DO PRADO SILVA

Viviane do Prado Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 10:41

Oi, Vanessa
Quando isso acontece eu costumo verificar onde foi a diferença (segurados, empresa, terceiros...)
Se a diferença for nos segurados eu confiro os funcionários um a um com o que tem na Sefip.
Se sua folha for muito grande eu recomendo que comece a conferir os afastados ou licença maternidade...

"O difícil não é impossível e o fácil não vale a pena"
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 10:46

Vanessa,
Tem aviso previo Indenizado? Tendo aviso previo indenizado este não será informado na GFIP. A GPS gerada pela SEFIP deverá ser rejeitada e você terá que confeccionar uma GPS manual com o valor devido.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 11:00

Olá Vagnuenes!

Vc diz que neste caso eu devo considerar o valor que está em meu sistema? Pq o valor da GFIP está menor, então neste caso eu somo o que pra ver se chega no valor?

Obrigada!

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 11:30

Vanessa,
Qual a tributação da empresa? Simples nacional, lucro presumido ou real? Sabendo é facil chegar ao valor da diferência.
Empresa do Simples nacional anexo I, II e III é devido apenas o INSS do trabalhador.
Empresa do Simples Nacional anexo IV é devido o INSS funcionario, INSS Patronal e Terceiro.
Empresa Lucro presumido ou Real é devido o INSS funcionario, INSS Patronal, terceiros e Outras Entidades.

Para encontrar o valor da diferência, você pega o valor do aviso previo indenizado e calcula sobre ele o percentual referente a cada contribuição obrigatoria. Depois soma estes valores e com o resultado é possivel você conferir se esta correto o calculo, tanto do programa que você utiliza, bem como da SEFIP.
Observação:O aviso previo é somado ao saldo de salario para base de calculo do INSS, por este motivo, fique atenta ao percentual que esta sendo calculo em seu programa e na SEFIP. Por exemplo; no programa que você esta utilizando a aliquota do INSS utilizada foi 9%, mas quando você importou para SEFIP, foi usado apenas como base de calculo o saldo salario. Neste causo terá uma diferência no valor, por causa da aliquota.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 11:39

Vanessa,
Confere se as tabelas na SEFIP estão atualizadas.
Quando você entrar na SEFIP vai em "ajuda" e depois click em "sobre o SEFIP", nesta aba que abrirá você verifique a "tabela INSS" é deste ano. Causo não seja, entra no site da caixa e baixe a versão atualizada.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 07:40

Vanessa,
Passa os valores pagos na rescisão para este funcionario, é preciso o valor do Aviso previo, saldo de salario e as partes variaveis... Com estes valores vou lhe demonstrar o calculo. Obs; qual o enquadramento da empresa?

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.