x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 675

Licenca Maternidade

TÂNIA

Tânia

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 21:45

Tenho uma funcionária, esta em licenca maternidade, o salário dela é $1.500,00 -
Gostaria de um cálculo detalhado, ou uma explicação detalhada; Recolho nesse período apenas o FGTS; a GPS eu não recolho ? é isso mesmo ? Como vai somar 4 salários,(1500*9% = 135,00) seria em 11 meses o NÃO recolhimento dessa guia ?
a empresa sera ressarcida desse valor do salário que estou pagando ?
E muitas dúvidas.
Gostei muito do site; espero que alguém leigo nesse assunto possa me ajudar.Mtoo Obrigada

JOSÉ NIVALDO DA SILVEIRA

José Nivaldo da Silveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 22:46

Boa noite,

Você(empresa) descontará e recolherá todos os encargos sobre salário maternidade que a empresa "pagará" a empregada mensalmente. O valor pago a empregada (salário acrescido de adicionais habitualmente pagos) é COMPENSADO na GPS de cada mês, ou seja, do valor devido a previdência referente INSS apurado na folha de pagamento total, deduz o valor pago a nova mamãe(empregada.

É importante que o sistema de folha de pagamento esteja bem parametrizado, para migrar as informações corretas com códigos e incidências para o SEFIP.

No final da RE / GFIP constará o valor compensado de forma destacada.

No final do ano quando for pagar o 13o salário (2a parcela), compensará também os 4/12avos na folha do décimo.

O benefício será pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. Se concedido antes do nascimento da criança, a comprovação será por atestado médico, se posterior ao parto, a prova será a Certidão de Nascimento. (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=24)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.