x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.411

Gerar Guia de FGTS há 3 meses de atrasado!!

Eliane Coles

Eliane Coles

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 21:26

OLá, pessoal por favor me ajude, estou com dificuldade para gerar uma Guia de FGTS individual, ou seja, a empresa registrou os funcionários em Janeiro, só que não paga as guias, e agora aconteceu, que demitiu duas funcionárias e por conta das guias não está sendo pagas não consiguo gerar a GRRF, e agora quem pode me ajudar passo a passo pois nunca fiz esse procedimento, Obrigado.

Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 01:40

Eliane, bom dia!

Levando em conta que a empresa não tem recolhido o FGTS, acredito que queira realizar o deposito somente das funcionárias demitidas. Neste caso faça o seguinte:

1 - Gere a Gfip novamente com todos os funcionários, espelho da Gfip da época, só que dessa vez irá informar que o FGTS está em atraso e entre com uma data para o devido recolhimento;

2 - Não me recordo bem, mas acredito que o sistema irá atualizar a tabela de juros automaticamente;

3 - Passe todos os demais funcionários para a modalidade 9 - Confirmação Informações Anteriores, deixando apenas as duas funcionarias na modalidade Recolhimento ao FGTS;

4 - O restante das informações segue normalmente, e a GRF no final será no valor devido as duas funcionárias acrescido de juros e multa.

Vale lembrar que quando for recolher dos demais empregados, nova Gfip terá que ser processada e nunca pode excluir funcionários dela, você deverá informá-las na modalidade 9, invertendo os outros para a modalidade Recolhimento ao FGTS.

Também deve orientar o empregador a respeito do risco da multa do não recolhimento do FGTS.

Acredito que tenha ajudado, se gostou, clique em sim.

Att.

Vinícius Luna

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.