x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 28.705

Carteira assinada errada, tem como resolver?

Phill Agui

Phill Agui

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 10:58

Bom dia amigos!

Tenho uma dúvida, trabalho na empresa de um colega desde 01/08/2012, que é + - a data que a empresa começou a funcionar, porém minha carteira não tinha sido assinada, pois esse meu colega falou que assinaria depois, pq tava estabelecendo a empresa e tals. Bom só que agora quase 1 ano depois ele assinou minha carteira com data de 03/05/2013 alegando que a contabilidade dele falou que não dava para assinar retroativa, bom pelo que pesquisei teria como alterar essa data mas como só achei postagens referente a esse assunto de um bom tempo atrás, gostaria de saber se ainda é possível, até mesmo para mim argumentar com meu chefe, e se for ele que ta tentando me enrolar, vai ver que não sou leigo no assunto! Espero esclarecimentos, obrigado a todos!

Phill Agui

Phill Agui

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 11 anos Sábado | 15 junho 2013 | 10:37

Pois meu patrão insiste em dizer que o contador falou que não dá, e que se eu souber de alguem que faz, avise pra ele que ele manda fazer, alguem sabe o que posso fazer, ou então algum contador em Florianópolis/SC que faça??

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 junho 2013 | 11:13

Phill, que dá pra fazer dá, acontece que teria que fazer uma observação dna sua CTPS, mudando a data de entrada de 03/05/2013 pra 01/08/2012. O que vai acontecer é que as GFIPs, se já foram entregues, terão que reenviadas acrescentando seus dados de admissão novos, todas as guias de INSS e FGTS deverão ser atualizadas com juros e multas. Conforme for seus salário pode ficar caro.

Skype termy.ferreira
Phill Agui

Phill Agui

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 11 anos Sábado | 15 junho 2013 | 11:38

Termy, agradeço sua pronta ajuda, no caso de ficar caro, creio que já não tenho culpa afinal o erro não foi meu, e minha carteira já tinha sido entregue a eles desde o começo, entretanto se alguém souber de uma contabilidade em Florianópolis/SC me avise, afinal, ele insiste em dizer que a contabilidade que ele trabalha que falou que não dá, apesar de eu ter quase certeza que é eles que não querem pagar todas as taxas.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 14:00

Sim, claro. Não se trata do Phill arrumar outro contador para fazer esse serviço. Sem dúvida.

Mas apontar a realidade dos fatos no intuito de derrubar a sofrivel alegação apresentada por seu empregador.

Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:44

Phill,eu assino carteira e não gosto de fazer retroativa porque dar muito trabalho e têm que transmitir para sefip ,Rais e caged e também como diz o colega fica muito caro mesmo, vem juros multa e a receita federal é o que mais pesa que é a previdencia .O que fazemos aqui é fazendo um acerto sem carteira assinada e pagando todos os direito que a pessoa teria que receber e o funcionário sai satisfeito. Acho que você deveria conversar com o dono da empresa e entrar em acordo. Boa sorte.

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 16:53

Elizabeth Rocha Nogueira
Fazer acordo com funcionario não adianta muita coisa, pois mesmo assim o funcionario pode recorer a justiça pelo não recolhimento do fgts e inss que ele teria direito, fora o 50% do fgts e seguro desemprego.

Phill Agui

Phill Agui

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 20:11

Elizabeth, entendo que seja chato e ruim de se fazer, porém minha carteira estava com eles desde o começo, e vejam eu não quero processar meu empregador nem tenho intenções de sair da empresa agora, só quero arrumar alguém que faça isso para mim poder indicar, e ele parar de dizer que a culpa é do seu contador, afinal foi ele mesmo que me falou para fazer isto!

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 22:27

Phill

É direito do empregado ter seu registro desde o primeiro dia trabalhado. É preciso regularizar sua situação, pois além de FGTS não recolhido tem também o tempo de contribuição para a Previdência que conta para sua aposentadoria.

Já fiz admissões retroativas diversas vezes e o empregador arcou com os juros e multas oriundos desse processo. Dá muito trabalho para a contabilidade, mas se o cliente está com um funcionário sem registro e resolve regularizar a situação, não será o contador que dirá que não.

Converse com seu empregador para que ele insista com sua contabilidade para proceder a admissão com a data correta.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 22:31

Phil, vc tem de entender que o responsável pela anotação de sua admissão é seu empregador, ninguém mais. Ele pode ter a contabilidade interna ou externa, ou mesmo internamente um setor ou mesmo alguém responsável para fazer tal procedimento.

Portanto, cabe a seu empregador corrigir o erro cometido na anotação. Tavez seja o caso de vc buscar a intermediação de seu SIndicato nesta questão.

Cabe ressaltar que este fórum tem por objetivo a troca e ajuda mútua entre profissionais da área contábil a cerca de temas de trabalho, não devendo, por várias razões, prestar consultoria em questões particulares.

Para isso sugerimos sempre que o trabalhador deve buscar seu Sindicato no intuito de dirimir dúvidas ou em caso de necessitar de ajuda ou orientação, seu Sindicato está mais que habilitado a fazê-lo diante do fato de poder haver direitos, vantagens e obrigações estabelecidos pelo próprio Sindicato.

Boa sorte!!

Phill Agui

Phill Agui

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 11 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 00:54

Agradeço a todos e pelo menos agora sei o que fazer, não quero procurar o sindicato ainda, pois não tenho intenção de prejudicar meu empregador, mesmo sendo ele que está tentando me passar a perna, vou passar todas as informações que me passaram aqui para eles e caso insistam, tomarei as medidas cabíveis!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.