x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 722

Sem recolhimento de INSS por um periodo

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 15:41

Boa tarde pessoal!

Estou com uma situação, se alguém puder me ajudar, é o seguinte:

Um socio de uma empresa ficou sem recolher o inss por um periodo, isso foi la entre 1988 e 1993, quando a empresa foi baixada. Ele puxou um extrato no inss e consta essas ausências e agora ele quer recolher para contar ao menos como tempo de contribuição.

Pergunta: Como fazer isso?

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Ney Prates

Ney Prates

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 15:48

Olá Fabio,
Se neste período ele comprovar que exercia atividade autônoma remunerada, ele poderia recolher. Se ele ainda tivesse empresa e percebesse pró-labore, também deveria recolher. Como facultativo não é possível.
Mas, mesmo como autônomo ou empresário, ele precisará pegar autorização na Previdência Social para recolher. Financeiramente é bastante alto o custo, caso o INSS venha a autorizar.

Att

Ney Prates.
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 junho 2013 | 11:26

Bom dia!

Sim Fábio,

Isto porque ele precisa comprovar que exerceu atividade no período, e o que acontece? o período é superior a 5 anos, logo o crédito encontra-se prescrito, para ele recolher ele terá que indenizar o INSS, o cálculo das contribuições é feito pelo INSS, eu já fiz alguns, mas sinceramente a maioria das vezes não compensa porque é alto a indenização, é algo em torno de 1 salário de benefício para cada contribuição, é preciso fazer a média das suas contribuições, para cada mês que ele quiser acrescentar como tempo de contribuição, ele indeniza o INSS em um salário de benefício. O que você deve fazer é ir até o INSS (com procuração) ou pedir que ele vá para solicitar a simulação do valor, só assim poderá tomar uma decisão.


Saudações,

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.