x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.010

Compensação de dia não trabalhado

Jana

Jana

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 14:51

Olá a todos.

Na minha empresa ocorreu o seguinte caso:

Era para trabalhar no sábado X, mas foi trocado pelo sábado Y. No sábado X havia 2 funcionários de atestado médico. Mesmo eles estando de atestado, eles deveriam trabalhar no sábado Y?
A meu ver sim, mas há algumas pessoas que dizem que não, pelo motivo de estarem de atestado. o que vcs acham? Há algum artigo na CLT ou lei em que eu possa me basear?

Estes funcionários não foram trabalhar no sábado Y também (falta) e não querem pagar este dia.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 15:02

Jana

Os sábados são sempre trabalhados? Qual foi o motivo para a troca pelo sábado Y? Veja bem, aparentemente eles teriam que trabalhar o sábado y, mas precisaria de mais detalhes para entender a situação.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Jana

Jana

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 15:32

Oi Ana

Os sábados são trabalhados alternadamente, sábado sim, sábado não.
Vamos supor que o sábado de 11/05 era para trabalhar, mas na verdade foi trocado pelo sábado dia 18/05. Esses 2 funcionários estavam com atestado do dia 11/05, mas tb não trabalharam dia 18/05... eles acham que não entram nesta troca por conta do atestado, entendeu?

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 16:34

Jana

É uma situação complicada, eles souberam antecipadamente da troca de um sábado pelo outro? Entendo que se não foram avisados e para todos os efeitos o sábado X estava valendo, então eles estavam abonados pelo atestado. Mas se eles já sabiam, entendo que o sábado Y está valendo e devem cumpri-lo, visto que o atestado foi num dia não útil.

Como disse, situação complicada, cabe buscar outras fontes para melhor orientá-la.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Jana

Jana

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 16:46

Então Ana, no caso, eles estavam de atestado na sexta e no sábado, e foi decidido a troca na sexta. No caso, eles foram avisados na segunda-feira seguinte... por causa disto então, eles não precisam compensar esse sábado Y?

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 16:56

Boa tarde Jana

Entendo que se estavam de atestado no dia em deveriam trabalhar, não há que se falar em compensar ou pagar esse dia. É como se fosse na sexta, que eles também faltaram, a falta foi justificada! Não há compensação.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.