x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.052

Licença para o casamento

willes de santana junior

Willes de Santana Junior

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 09:37

Caros colegas quero compartilhar com todos uma duvida sobre a licença de um Professor para casamento a CLT Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;
porem no Artigo Art. 320 - A remuneração dos professores será fixada pelo número de aulas semanais, na conformidade dos horários.

§ 3º - Não serão descontadas, no decurso de 9 (nove) dias, as faltas verificadas por motivo de gala* ou de luto em conseqüência de falecimento do cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho.
*gala = casamento

Então seria 3 ou 9 dias ?

Willes de Santana Junior
Thamara Koerich Dorigon Ortiz

Thamara Koerich Dorigon Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 09:54

Bom dia Willes!

Na verdade, o bom mesmo é você consultar o Sindicato que você se enquadra, que eles irão te explicar melhor.
Pois, pela lei é três dias consecutivos, porém seu Sindicato pode estipular nove dias.
É bom conferir.

Att,

Thamara Koerich Dorigon Ortiz
Yuri Furman

Yuri Furman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 10:02

Bom dia

CLT Art. 320
"§ 3º Gala é o casamento. As faltas do professor, no decurso de 9 dias, decorrentes de gala ou luto, em consequência de falecimento do cônjuge, pai ou mãe, ou de filho, não serão descontadas de seu salário (§3° do art. 320 da CLT) . Trata-se de caso de interrupção do contrato de trabalho. Os 9 dias de faltas são considerados justificados.

Aqui há previsão diversa, para os mesmos casos, nos incisos I e II do artigo 473 da CLT, pois para o empregado comum as faltas relativas a casamento são três dias consecutivos e dois em caso de falecimento.

Afirma-se que a diferenciação para o professor é determinada em razão de que seu estado de espírito fica alterado para lecionar com o luto. Entretanto, em relação a outras atividades intelectuais, não há o mesmo tratamento."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.