x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 960

É possível lançar compensação em GFIP Retificadora

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 15:38

Boa tarde! Galera do Bem.

Estou com uma dúvida, tenha uma GFIP Retificadora de Julho/2008, cuja retenção não foi informada na época de R$ 7.361,92 e tenho uma dedução a ser feita no valor de R$ 5.378,35 que é o valor recolhido. A diferença entre ambos valores é de R$ 1.983,57. Mas quando faço a simulação, o relatório de compensações da GFIP não aparece com este saldo credor.

Onde estou errando? Ou a pergunta é: GFIP retificadora pode ser informado compensação?

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 15:51

Caro colega Fernando,

Recentemente passei pela mesma situação. Em consulta ao INSS, me disseram não ser possível fazer compensação para competências anteriores. Mas tem um detalhe que ocorreu, a empresa tinha feito o recolhimento do INSS da competência.

Quanto ao erro no SEFIP pode ser o código de recolhimento, estar 115 e não o 150 ou 155.

Se estiver no código 150 ou 155 você terá de seguir os seguintes paços:

Na aba movimento clicar no tomador, do lado direito debaixo de TOMADOR/OBRA você deve verificar se o valor da retenção está indicado corretamente no campo "DEDUÇÕES" Retenção (Lei 9711/98).

Se a empresa contribui para terceiros, esse valor não é abatido pelas retenções.

Raone Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.