x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 566

Cartão de Ponto Mecânico

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 10:53

Bom dia,

Na empresa é utilizado o cartão de ponto mecânico (ficam sempre disponíveis na chapeira ao lado do relógio); tenho a seguinte dúvida:

Posso cancelar uma marcação efetuada?
Como?
Existe base legal?

Obrigada,

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"
Marcelo Barbosa da Silva

Marcelo Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 11:49

Vanessa não entendi porque você quer cancelar uma marcação, já que, se o funcionário marcou naquela determinada data é porque ele trabalhou, mas caso você queira fazer qualquer alteração no cartão de ponto, não tem como fazer diretamente no cartão, porque qualquer rasura no cartão ele vai se tornar inválido, o que você pode fazer é tipo uma declaração com os horários corretos daquele determinado dia e o motivo do erro, e pedir que o funcionário assine, que servirá de prova como substituição do que estiver marcado no cartão, ok. Espero ter ajudado.

Vanessa Leite

Vanessa Leite

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 14:45

Oi Marcelo,

Então é meio complicado...

O cliente informa que a marcação foi feita por outra pessoa (mas não tem como provar quem foi), o problema é que foi em um sábado (folga do colaborador) e houve estouro de horas (8:00 ás 22:00).

Acredito que essas horas não tenham sido autorizadas, por esse motivo o empregador quer cancelar, sei que não é possível, mas mesmo assim... Cliente né!

Tenho receio do que possa acontecer em uma fiscalização (a empresa é fiscalizada todo ano pelo MTE).

Vanessa

"O segredo de um grande sucesso, está no trabalho de uma grande equipe"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.