x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 19

acessos 2.036

gfip empregado doméstico

Fabiana S. de Godoy

Fabiana S. de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:03

Prezados,

Tenho um cliente que tem um empregado rural, faço o envio da gfip via conectividade social icp (certificado digital) , porém agora ele quer fazer o recolhimento do fgts do empregado doméstico também, posso fazer tudo do programa do sefip e enviar tudo via conectividade social icp, correto?

Pois ele leu que empregado doméstico tinha que fazer avulso, fazer donwload na caixa da guia e emitir do empregados doméstico.



Obrigada,

Fabiana

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:06

Sim, tem a opção de você fazer avulso. mas o melhor e mais comodo para vc é transmitir pelo conectividade. Lembre-se que para recolher o FGTS para empregado doméstico ainda precisa fazer um C.E.I ( cadastro específico no INSS) para a atividade de "empregador domestico".
No mais continua na mesma.

Att

Raone Souza
Renata Neumann

Renata Neumann

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 09:39

Aproveitando que estão falando de empregada doméstica, por favor tenho uma situação que a empregada foi contratada inicialmente para trabalhar de segunda a sexta recebendo R$ 1000,00 POR MÊS, mas devido a problemas pessoas, ela irá começar a trabalhar em 07/2013 apenas 3 dias na semana, e consequentemente o salário será menor, posso realizar uma alteração no contrato de trabalho dela ??

Fabiana S. de Godoy

Fabiana S. de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 10:26

Raone,

Esse funcionário já esta registrado por muitos anos na fazenda como doméstico, agora o empregador quer recolher o fgts, será que terá problemas em manter como empregado doméstimo?

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 10:39

Fabiana S. de Godoy, nesse caso ele não seria o caseiro que cuida da propriedade? Mas se está como doméstico deixa como esta e comece a recolher o FGTS.

Mas caso haja uma fiscalização do trabalho, provavelmente eles vão querer que se faça um ajuste de função.

As implicações sobre isso só o fiscal pode dizer.

Nesse caso aconselho a procurar um posto do MTE, para verificar como vai ficar a situação do funcionário a partir de agora.

Att,

Raone Souza
Fabiana S. de Godoy

Fabiana S. de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 12:40

Raone,

Acabei de falar com o cliente novamente, o que acontece é o seguinte ele tem uma fazenda com fins lucrativos que tem um funcionário rural, registrado e com pagamento FGTS, só que ele tem também uma charara que usa para descanso, onde tem um caseiro, então para recolher o fgts desse empregado da charara terá que tirar um CEI para empregador doméstico, certo?

Obrigada,

Fabiana

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 15:49


Fabiana S. de Godoy sim, terá de fazer outra matricula pois o endereço é diferente. Tem de ser um CEI para cada local de trabalho. Salvo outras particularidades, que não vem ao caso agora.

Lembrando que para fazer a inscrição de empregador domestico agora tem que ser no portal E-SOCIAL conforme postado o link em mensagem anterior.

Espero ter lhe ajudado.

Att,

Raone Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.