x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 584

Duvida quanto a recisão

regiane delfino

Regiane Delfino

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 04:49

Olá tenho algumaas dúvidas e gostaria que me ajudassem.

Minha irmã começou a trabalhar na data do dia 27/03/2012 sem registro em carteira e permanece assim até hoje,ela trabalha de seg á sex das 8:30hs até 17:30, ela almoça no próprio ambiente de trabalho pois disse que não tem tempo para almoçar, o patrão abriu firma no nome dele só agora em 16/01/2013 ela ganha 29 reais por dia mais 6 reais de condução somando o que ela ganha ao dia não chega nem a um salário minimo chega ao valor de 638,00 ela é caixa e atendente de uma distribuidora de bebidas, agora eles querem que ela trabalhe aos sabados, porém tem sábados que eles fecham a loja sete horas da noite e não querem pagar nada além por isso, ela se recusou e eles disseram que então vão mandá-la embora e tentaram fazer o seguinte acordo: ela deveria trabalhar até a data de 16/07 e abrir mão dos 40% da multa do fgts para que eles a registrassem somente com a data á partir da abertura de firma assim completando na carteira dela 6 meses. tenho muitas dúvidas pois acho que minha irmã esta sendo muito lesada o que ela deve fazer?

1- pagar menos que um salário mínimo está errado né.
2- existe um piso salarial para a função.
3- eles podem registrá-la retroativo desde o dia em que ela começou a trabalhar mesmo sem firma aberta ?
4- as contas de recisão devem ser feita com o piso salarial ou com o valor que ela ganha de 638,00?
5- se ela procurar o ministério do trabalho o que ela pode conseguir?

Bom pessoal acho que existe muita coisa errada na história peço que por favor avaliem e me falem tudo que ela pode exigir dos patrões dela, desde já agradeço a atenção e tempo disponibilizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.