x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 9.332

Funcionário quer sua Rais

Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 12:26

Boa tarde Prezados,

Hoje me veio uma solicitação de um ex funcionário, pedindo sua Rais do período laborado, informando que outra empresa entregou esse documento a ele, isso é possível, existe uma Rais para cada funcionário, estou com dúvida porque quem gera a Rais da empresa é a contabilidade e esse período dele era outra contabilidade, não sei como conseguir esse documento.

Célia Oliveira
Célia Oliveira

Célia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 13:16

Boa tarde à todos,

Posso ir ao MT e pedir uma cópia, mas o que eu não entendi é uma Rais de só um funcionário, como sou leiga, mas acredito que a Rais é um documento que informa de todos os funcionários e não de um só

Célia Oliveira
Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 19:04

Todo trabalhador pode verificar se foi cadastrado na Rais. neste link
http://www.rais.gov.br/servico/cons_vinc_identificacao.asp.

Nao existe nenhuma obrigação da empresa entregar Rais ou recibo a funcionarios. A obrigação da empresa se limita a transmissao da rais no prazo (para nao prejudicar o funcionario ). E caso nao tenha feito transmita mesmo fora do prazo.

Observe que para ter o direito ao Pis, ( abono no valor do SM, ou juros) o participante deve contar com pelo menos 05 anos no Programa, bem como haver laborado
pelo menos 30 dias no ano imediatamente anterior com comprovação em CTPS (carteira de trabalho) e ter percebido ao menos dois salários mínimos.
Se o empregado não for informado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), não poderá sacar no exercício seguinte o valor correspondente ao abono do Programa de Integração Social (PIS).