x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 20.489

Antecipação de 13º integral.

Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:04

Raone...Boa Tarde!

Em relação ao pagamento integral eu acabei pesquisando e encontrei esse entendimento aqui:


O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, quando o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. Se a opção for por uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de novembro

Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:28

Fonte: g1.globo.com


Raone: Fui pesquisar mais e vi uma tabela no site do MTE e tinha lá dizendo que não há embasamento legal para o pagamento do 13° integral.
Eu tinha essa dúvida a um tempinho já, mas já vi casos que de empresas que pagaram o 13° integral. Mas pelo que pesquisei , a melhor forma é fazer o pagamento em duas vezes, como está previsto em lei.

Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
Mário Rigotti Filho

Mário Rigotti Filho

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Gerente
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:30

Larissa, boa tarde.

Você pode antecipar o 13º (qualquer valor), apenas para um funcionário sim. Somente que será contabilizado como Adiantamento de 13º. Em dezembro faz-se o ajuste. Quando o funcionário, por motivo de força maior, necessita de recursos financeiros, a empresa pode optar por esse adiantamento a fim de ajudá-lo. É normal.

Mário Rigotti Filho

Recursos Humanos
Desenvolvimento WEB
Lato Software
Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 19:21

Boa Noite caro colegas!


Agora eu fiquei confusa, rsrs'
Alguém tem algum embasamento que confirme que o pagamento do 13° pode ser pago de forma integral ?


Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 10:26

Larissa Alencar, Karem, não tem embasamento para o pagamento integral do 13º salário. Existe sim a prática em diversas empresas o que é desaconselhado pois não há segurança legal neste quesito,sob pena de ter de pagar novamente o benefício ao funcionário.

Agora a antecipação do 13º de fevereiro ate novembro, sim há base legal para isso. Pode ser feito esse adiantamento inclusive nas férias do funcionário. Mesmo assim só é possível fazer a antecipação de parte do 13º.

Att,

Raone Souza
Claudia Benelli

Claudia Benelli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 13:47

Senhores,

O pagamento de AMBAS AS PARCELAS podem ser efetuadas no dia 30/11.
Serão entregues aos funcionários dois holerites: um do adiantamento e um do 13º final.

Dessa forma a Lei será preservada e a empresa estará pagando o "13º integral".

Att.,

Claudia Benelli

CBenelli Assessoria Contábil
CRC/RS 090463/o-4

"Duas coisas só me deu o destino: uns livros de Contabilidade e o dom de sonhar." (Fernando Pessoa)
Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 18:09

O funcionário recebia 1 salario ate agosto
a partir de agosto passou a receber 1500,00.
O 13º salario é feito proporcional. Ou apenas sobre o salário de 1500,00?

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
Rodrigo de Oliveira Nunes

Rodrigo de Oliveira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 18:19

Fernanda Sayuri Fukui,

O 13º Salário será calculado em cima do salário atual do empregado, nada proporcional.

No meu entendimento é isso.

Atenciosamente,
Rodrigo de Oliveira Nunes
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 19:36

Boa noite

salário atual R$1.500,00

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.