x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 777

LUCAS YAN FERREIRA MARQUES

Lucas Yan Ferreira Marques

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 10:30

Bom Dia

O funcionario de uma contabilidade terminou nao passando Rais de um funcionario de outra empresa por falta de atençao, e o dono da contabilidade exigiu do mesmo que não passou, pagasse do seu salario o PIS ja que o prejudicado está cobrando incessantemente.

Gostaria de saber se existe alguma lei restitua esse dinheiro ou que encoberte o funcionario da contabilidade passando assim o debito para o contador e dono do estabelecimento

Lucas Yan | Setor Pessoal
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 11:50

Lucas,

Na minha concepção, jamais o funcionário deveria pagar pelo erro.

Até porque a responsabilidade geral das informações da RAIS, sempre serão em nome do contador responsável.

Agora, o negócio me parece mais simples do que parece.

Porque não faz uma retificação da RAIS, e o caso se resolve.

Ano passado, tive um situação parecida. Foi feita a retificação da RAIS e tudo se resolveu.

Lógico que os funcionários que tinham direito ao PIS não receberam dentro do prazo estabelecido.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 13:54

Lucas Yan Ferreira Marques

o arquivo da retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades;



clique aqui

Bruna Quilzini

Bruna Quilzini

Prata DIVISÃO 1, Suporte Técnico
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 15:32

Lucas, a meu ver a empresa não pode descontar da funcionária. O que diferencia o empregado do empregador é que o empregador assume os riscos econômicos do negócio, não podendo ser transferido ou compartilhado ao empregado.

Att,
Bruna

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.