x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 23.596

DEPRECIAÇÃO DE VEICULOS

André XXXX

André Xxxx

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 16 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2007 | 15:30

boa tarde,

Alguém poderia me ajudar ref. Depreciação de Veiculos? Pois o cliente solicitou que eu pague na Folha de Pagamento um valor e que não tenha incidencia de imposto algum, está correto? Esse valor a ser pago é sobre o valor da Nota Fiscal do Carro?


OBS: O Carro é da empresa e fica o tempo todo com o funcionário principalmente nos finais de semana, o valor da nota é de R$ 58.000,00

Obrigado!
André

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2007 | 18:14

Boa tarde, Caro colega voce vai descontar do funcionario o valor da Depreciação do Veiculo? se for isto ai vai minha opinião:
Depreciação de Veiculos automotores (novos) para transporte de 10 pessoas ou mais = 25% ao ano = prazo 4 anos (IN SRF Nº162, DE 1998)

58.000,00 * 25% = 14.500,00 / 12 = 1.208,33

Depreciação por mes será de 1.208,33

Mas seria melhor consultar a CLT, nunca vi este tipo de desconto no pagamento, ou então fazer um contrato particular de aluguel de veiculo, pessoa juridica x pessoa fisica, com os pagamento mensais.
Grato, Marcos

SIEGFRIED URBAN

Siegfried Urban

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 16 anos Sábado | 1 dezembro 2007 | 09:16

Andre,
Concordo com o Marcos, desconheço o caso, e acredito que não poderá descontar do empregado a depreciação do veículo na folha, pois os lançamentos contabeis serão somente para o setor pessoal que não tem nada a ver com compra de ativos da empresa.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 2 dezembro 2007 | 11:42

Boa dia Everton.

A Contabilidade é uma é uma ciência Humana, e não uma ciência Exata. Isto posto, vamos ao problema, na verdade o bem lançando como Ativo imobilizado sujeito a depreciação tem dois valores, um contábil e outro residual. O contábil é aquele pelo qual o bem foi adquirido e registrado na contabilidade. Digamos que a empresa compre um veiculo para seu imobilizado e que o valor desde veículos seja de R$ 20.000,00, este é então o valor contábil o qual será depreciado de acordo com a Lei. No entanto, seria um erro considerarmos que pelo simples fato de estar totalmente depreciado, este bem não teria mais valor, ora mesmo que restasse somente uma sucata e se alguém de dispusesse a compra-la o valor pelo qual fosse vendido seria o valor residual. Portanto respondendo sua pergunta, depois de totalmente depreciado, o bem continua a ter um valor residual.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Everton Avelino

Everton Avelino

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Domingo | 2 dezembro 2007 | 12:25

Boa tarde Luiz!


Primeiramente obrigado pela sua atenção. Eu sempre aprendi que a contabilidade é uma ciência social. E também é importante eu colocar que concordo plenamente com você, no caso da depreciação. Por um falha da minha parte eu não direcionei a minha pergunta pra o Sr. André. Pois ele comentou algo em descontar do funcionário que utiliza o carro da empresa a depreciação do mesmo.


Att

"Os fins não justificam os meios".
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 2 dezembro 2007 | 16:12

Olá Everton.


Sem problemas, pelo menos deve servir como fonte de pesquisa para aqueles que desconhecem o fato.

Bom final de domingo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edna Aparecida da Cunha

Edna Aparecida da Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 14:37

Oi pessoal, alguém pode me ajudar URGENTE por favor!!!
Tenho um cliente que comprou um carro Montana em 10/2007 e o mesmo quer vendê-lo agora em 09/2009.
Ouvi dizer que tem que fazer a depreciação, mas, não sei como proceder, é a primeira vez que faço isso.
Peço por favor, que alguém me ajude!!!
obrigada

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 10:20

Tenho uma dúvida...

Gostaria de saber como proceder na depreciação de um caminhão novo, mas na minha concepção é a sequinte:

Valor do Bem: R$ 107.000,00
Valor residual: R$ 107.000,00 x 20% a.a = R$ 85.600,00
Valor a depreciar: R$ 85.600,00 X 1,6667 = R$ 1.426,67 a.m.
Depreciação acumulada: R$ 1.426,67 x 46 meses = R$ 65.626,80
valor contábil: R$ 107.000,00 - R$ 65.626,80 = R$ 41.373,18

Gostaria de saber se está correto meu cálculo?


Att

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.