x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.226

Equiparação Salarial x Tempo de serviço

Fernando Machado Teixeira

Fernando Machado Teixeira

Bronze DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 11:24

Bom dia!

Trabalho em uma empresa como assistente de DP com salario de 1700,00 e fui admitido em dez/2012, tenho uma colega que faz exatamente as mesmas coisas que eu e tem o cargo de analista de DP com o salario de 2000,00.

Porém ela foi admitida por outro CNPJ desta empresa em dez/2010 e desligada deste outro CNPJ em set/2012 pois fez um acordo com a empresa pois queria sacar o FGTS e receber o seguro desemprego (affff...).

Após ela receber todas as parcelas do seguro, ela foi recontratada em mar/2013 no CNPJ que eu fui admitido em dez/2012 com o salario superior citado no inicio deste tópico.

Gostaria da opinião dos amigos se eu teria direito a equiparação salarial neste caso visto que ela trabalha a pouco mais de 2 anos que eu na empresa, porém dentro desses dois anos ela não estava registrada?

Obrigado!

EDMILSON REIS

Edmilson Reis

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 12:00

Existe algumas observâncias a serem realizadas: as empresas tem seus salário regidos pela convenção trabalhista homologado na DRT ou numa forma de valorizar a mão de obra qualificada, criam suas políticas salarial pagando sempre valores acima da convenção.

A primeira observância é que vocês trabalharem em diferentes empresas e diferentes funções (Assistente de DP x Analista de DP), portanto não há incidência de equiparação salarial.

A segunda observância é a contratação dela na mesma empresa, se ela foi contratada como analista de DP, fará jus há um salário melhor que Assistente.

JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 12:01

Equiparação salarial é algo bastante discutível uma vez que além da diferença de tempo tem a questão do trabalho de igual valor.Porem percebo que o cargo dela é de analista e o seu de assistente o que subtende-se uma hierarquia de funções,e consequentemente uma diferenciação de salários.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito
SILVIA ROCHA

Silvia Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 14:57

Fernando,

Na minha opinião temos que analisar dois pontos importantes:
1 - A pessoa em questão, apesar de conforme você ter informado fazer a mesma coisa que você, possui mais experiência, se não na função, mas na política e sistemas aplicados pela empresa, o que já lhe dá um diferencial.
2 - Na prática, se pleitear uma equiparação salarial com uma pessoa que possui uma experiência bem maior que a sua na empresa, é muito provavél que saia prejudicado desta situação,podendo chegar a ser demitido em um futuro próximo com mais facilidade.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:10

Fernando o tempo de trabalho também faz jus a um salario diferenciado (apartir de 2 anos) porem não é o seu caso já que a mesma foi readmitida, porem como nossos colegas falaram, são nomenclaturas diferentes dos cargos, sem contar também que o nivel hierarquico se da ao conhecimento da mesma, veja bem, um auxiliar de DP e um assistente podem exercer as mesmas funções porem um assistente tem mais conhecimento, independente de seu uso dentro da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.