x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 5.000

SEFIP sem movimento (período longo)

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 14:27

Galera do Bem, boa tarde!

Preciso gerar SEFIP sem movimento de 5 anos atrás (exigência da Receita Federal).

É necessário eu transmitir esses 60 meses de SEFIP sem movimento, ou seja transmitir mês a mês pelo Conectividade, ou posso transmitir apenas 1 SEFIP sem movimento do primeiro mês sem movimento e mais 1 SEFIP do último mês solicitado pela Receita?

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 14:40

Instrução Normativa RFB nº 925, de 6 de março de 2009

Art. 9º Para fins do disposto no § 9º do art. 32 da Lei nº 8.212, de 1991, inexistindo fatos geradores de contribuição previdenciária, o sujeito passivo deverá apresentar GFIP com indicativo de ausência de fato gerador - GFIP sem movimento - na primeira competência da ausência de fatos geradores, dispensando-se a sua transmissão para as competências subsequentes até a ocorrência de fatos geradores de contribuição previdenciária.

Tatiana

Tatiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 14:56

Boa tarde!!!

Pode enviar a SEFIP do primeiro mês sem movimento, que automaticamente sumirá os meses restantes, é automática o processamento pela CAIXA apartir de 1 competência enviada, retornando apos o envio da sefip com movimento.

Se tem urgencia aconselho a enviar a sefip sem movimento tbm do 13 salario, assim não terá pendencia para emitir a CND

Espero ter ajudado

Att.

Tatiana
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 15:48

Fernando,

O procedimento neste caso é:

Gere uma SEFIP com o código 901, sem movimento, apenas do 1º mês sem movimento e, uma para o 13º relativo ao mês de dez do exercício que você entregou o mês sem movimento.

Exemplo: Entregou a SEFIP de MAIO/2009, então entregue a de DEZ/2009 relativo ao 13º.

Após a entrega, espere 3 dias que o sistema da Caixa e do INSS farão o processamento de adequação do período em aberto.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Edson José Ferreira

Edson José Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 15:05

Boa tarde,

Pegando um gancho nas dúvidas do amigo, quer tirar algumas também:
- No meu caso minha empresa tem uma centralizadora e 7 centralizadas e uma das centralizadas esta sem movimento desde 12/2011...
Minha duvida é, eu vou ter que achar o arquivo enviado para enviar essa sem fato gerador? não corro risco de sobrepor as informações já feitas? ou farei apenas o envio de uma só na condição de sem movimento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.