x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.644

R$ 1.200,00 Salário Mínimo de Doméstica

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 10:16

Bom dia Galera do Bem!

A partir de 26 de agosto entra em vigor o primeiro acordo coletivo do país para empregados domésticos após a promulgação, em abril, da lei que amplia direitos da categoria.

O documento foi assinado entre a Federação dos Empregados e Trabalhadores Domésticos do Estado de São Paulo e o Sedesp (Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado), e reconhecido pela Superintendência Regional do Trabalho.

A convenção será válida em 26 municípios da Grande São Paulo como Barueri, Cotia, Guarulhos e Osasco e exclui cidades como São Bernardo, Santo André e a capital.

Ficou definido que o salário mínimo para o empregado doméstico é de R$ 1.200,00 para aqueles que dormem no emprego.

O que eu queria saber é, se com este acordo coletivo, como fica a situação por enquanto dos empregados que não pertencem a região da Grande São Paulo?

Fica ainda estabelecido o salário mínimo estadual?

Alguém sabe mais informações a respeito?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 10:26

Bom dia Fernando,

Acho que ainda precisamos aguardar os próximos acontecimentos, pois como diz a matéria, trata-se do primeiro acordo coletivo do país para empregados domésticos, portanto virão outros por ai.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 11:01

Então Fernando, é como disse, o melhor é aguardar, a publicação da Convenção inclusive, e ver o que diz. É difícil ter convicções por enquanto.

Se a gente for analisar o que diz:

Para os empregados que não dormem no emprego, como fica o salário mínimo deles?


Tudo indica que permanecerão os pisos salariais já estabelecidos;

E também para os empregados que não fazem parte desta base territorial, o salário mínimo ainda continua sendo o estadual?


Tudo indica que sim, o texto diz: A convenção será válida em 26 municípios, por enquanto.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 11:48

Sabe o que mais me preocupa Vania?

É que sem grandes mudanças na lei, já é difícil fazer os clientes entenderem certos procedimentos.

Agora com uma mudança dessas, diga-se de passagem que é uma mudança boa e que pra mim considero "radical", vai gerar dúvidas, um monte de dúvidas na cabeça de alguns clientes.

Já estou até prevendo o futuro, serei bombardeado por um monte de perguntas de meus clientes sobre o assunto. Por isso vou ficar ligado aqui no Fórum para absorver as novidades e conhecimentos sobre o assunto.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 13:15

Sei bem como é Fernando rs
Também estou me preparando psicologicamente para isto.
Na verdade já recebi umas ligações sobre o tema hoje rs

Mas enfim, não podemos dar maiores informações sem de fato ver o que estará previsto na tal Convenção.

Vamos ficar atentos e qualquer novidades vamos atualizando por aqui!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.