x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.207

como dar baixa na caretira de trabalho

Gessica Joana Silva Bispo

Gessica Joana Silva Bispo

Bronze DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 17:56

Aproveitando a dúvida do Evandro, se alguém tbm puder me ajudar; minhas dúvidas muitas mas bem fáceis, é q é a 1ª vez q faço.
Tenho um funcionário demitido sem justa causa. O aviso foi indenizado emitido no dia 22/07/2013.
Já fiz o recolhimento da GRRF e pagamento da rescisão. Quais são os próximos prazos e prazos que devo seguir?
- A baixa na CTPS como fica, pela data do aviso (último dia trabalhado) ou pela data do final do aviso?
- A homologação e o exame demissional já podem ser feitos ou só ao final da data do aviso?
- Como funciona o formulário do seguro desemprego?

Jennerson Carlos Correa filho

Jennerson Carlos Correa Filho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 18:04

Boa Tarde Evandro .

Primeiro passo é dar baixa na carteira desta forma: você vai preencher com data de demissão e vai pedir para que o empregador assine no campo abaixo .

logo depois voce deve informar o CAGED . que mostra ao MTE que o funcionario esta demitido e que a empresa esta em movito.
voce tem que gerar um arquivo pelo seu sistema de folha de pagamento

https://granulito.mte.gov.br/portalcaged/paginas/home/home.xhtml

depois é so da continuidade na papelada de rescisão ..

e marque uma hora no sindicato da categoria para HOMOLOGAÇÃO.

Apos isso ta pronto ^^ ..

Espero ter ajudado.
Seja Bem Vindo ..

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 21:44

Gessica, como o aviso é indenizado vc terá de projetar o fim do prazo do aviso indenizado e colocar tal data como a de saída no contrato de trabalho,e dentro da CTPS, em Observações, anotar o último dia efetivo de trabalho, o dia em que ele recebeu o comunicado da demissão, em consonância ao artigo nº 17, I e II da IN SRT Nº 15 DE 14.07.2010.

Por se tratar de aviso indenizado, este não irá fruir, pois a quitação tem prazo de até 10dias corridos a contar do dia imediatamente seguinte ao comunicado da demissão, portanto, até dia 01/08/2013 (amanhã). A homologação tem de acontecer o mais rápido possível para evitar maiores atropelos. O ideal é que ele faça logo o exame demissional, de preferência antes do pagamento, porque se for identificado algum problema pode-se tentar resolver antes de transferir o valor da rescisão. Se puder, que ele faça amanhã mesmo o exame.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 21:46

Evandro, sem os detalhes das rescisões não teremos como lhe auxiliar.

Por favor, nos informe o tipo de rescisão (a pedido do empregado, dispensa sem justa causa, com justa causa, término de contrato....), as datas de admissão e de demissão, o tipo de aviso prévio.

Ao menos com isso poderemos lhe dar "uma luz".

Ficamos no aguardo.

Abraços!

evandro da silva alves

Evandro da Silva Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 07:14

eu trabalho no ramo a pouco tempo mas tbm tomo conta de uma empresa de construção civil como faço para pedir um telefone fixo no nome da empresa sem ser pela sede,pois eles falam que só pode ser instalado o telefone no endereço onde a empresa estar cadastrada na receita federal pois alugamos uma sala para em outro lugar mas não consta na receita como faço alquem pode me explicar?

evandro alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.