x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.655

Correção da Folha de Pagamento Licença Maternidade

Michelle Silva

Michelle Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 16:50

Boa Tarde !

No mês 05 tivemos uma funcionária em um determinado posto de trabalho que saiu em licença maternidade, porém o sistema de folha não leu o afastamento e assim não compensou o salário dela no SEFIP. Gostaria de saber como corrigir isto.

Volto nos meses 05 e 06, refaço a folha e o SEFIP, mas desta forma, minha guia de INSS estará recolhida a maior. Sei que posso compensar este valor, mas gostaria de fazer de forma a deixar a folha batida. Alguém poderia me auxiliar com alguma idéia sobre o caso.

Michelle Silva

Michelle Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 09:54

Minha dúvida é justamente esta: abro a folha dos meses 05 e 06, corrijo, entrego a SEFIP retificadora, mas a minha guia de INSS estará recolhida maior do que o resumo da folha e do SEFIP

E neste mês se eu compensar no campo salário maternidade, minha guia estará a menor.

Tenho que encaminhar estes relatórios para cliente, e tem de estar batido, caso contrário não liberam o pagamento.

Não sei como fazer operacionalmente.

Será que eu poderia lançar neste mês, um evento salário maternidade mÊs anterior por exemplo.

MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 10:08

Michelle,

Uma GFIP sobrepõe a outra, entao vc pode consertar a folha e retransmitir de novo. Obvio, sua GPS vai ser menor e vc já pagou a GPS com o valor maior, entendi bem? Pois bem, se foi isso, só lhe resta na próxima GFIP compensar o valor a maior que foi pago + o salario maternidade. Qto ao cliente, não será lesado em nada, vai ficar elas por elas, pois se ele pagou a maior anteriormente, agora ele irá pagar bem menos.
Não sei se fui clara...mais alguma dúvida?

Mônica.
MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 10:17

Respondendo:Será que eu poderia lançar neste mês, um evento salário maternidade mês anterior por exemplo?

Infelizmente não.
Voce criando um evento na folha, vai resolver apenas o problema com seu cliente, mas essa informação não irá para a GFIP entendeu? a GFIP tem que ficar bem transparente, senao o sistema nao vai entender o oorque de voce ter compensado um valor em dobro...enfim, voce só estará confundindo o meio de campo. É melhor fazer o correto, explicar ao cliente o erro e que ele não será lesado em valores(sistemas falham e pessoas erram).

Mônica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.