x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 765

Renato Cunha

Renato Cunha

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Segurança
há 10 anos Sábado | 3 agosto 2013 | 17:06

Eu estou com uma dúvida sobre o saque do meu fgts. trabalhei quase 4 anos (período entre 2006 e 2009) com carteira assinada em uma loja recebendo um salário mínimo. depois desse período passei em um concurso que é regido por um estatuto, entretanto nunca foi dado baixa na minha carteira de trabalho. e na declaração anual de renda de 2012, percebi que há um dinheiro a ser sacado, no caso meu FGTS, pois há mais de 3 anos nunca mais fora depositado algo no meu FGTS. e agora liguei para o meu antigo patrão para falar com ele sobre a baixa na minha carteira. Gostaria de saber o que é preciso para realizar o saque, e se corro o risco de me sair no prejuízo no saque do meu FGTS. também gostaria de saber o lado do meu ex-patrão, pois se ele quiser colocar alguma banca ou até mesmo cobrar algo, eu possa resolver isso.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 3 agosto 2013 | 21:41

Boa noite

Renato,

Sua carteira deveria ter sido baixada na época. Você deve comparecer a empresa para que a mesma faça a anotação.

Após três anos de contrato inativo você terá direito ao saque do FGTS mesmo em caso de pedido de demissão, ou justa causa (o que pode ter ocorrido por abandono de emprego) o recebimento poderá ser feito na data de seu aniversário, mediante apresentação dos documentos entre eles a CTPS baixada. Assim peça que a empresa proceda com a baixa e compareça a Caixa para os demais procedimentos.

Não poderá haver cobrança por parte do seu patrão para a anotação na CTPS.

Att.

Tiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.