x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.617

PIS e NIT com numerações diferentes

Pedro Augusto M. de Freitas

Pedro Augusto M. de Freitas

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 20:59

Trabalhei numa empresa por 3 semanas e por não me adaptar à escala de horário pedi demissão. A empresa não registrou nada perante o INSS. Ela também ficou de criar meu PIS e fornecer o respectivo número. UM mês após minha saída comecei a telefonar atrás do meu PIS e toda vez me diziam que tinham criado e que iriam me fornecer o número. Cansando de esperar, pesquisei na internet um modo de descobrir o número do meu PIS.


Na internet o pessoal indicava dois modos. Um era ir na Caixa Econômica. O outro modo - o qual preferi - era tentar se inscrever como segurando facultativo pelo site da previdência e com isso no fim da tentativa iria aparecer uma mensagem dizendo que não era possível completar a inscrição porque já haveria um registro meu e assim iria aparecer o número do meu PIS no final, mas isso não ocorreu e sem querer gerei uma inscrição como segurado facultativo.

Daí surgiram algumas dúvidas:

1. o PIS serve pra fazer contribuições na previdencia?

2. não contribui como empregado e não tenho a intenção de contribuir como segurado facultativo (aliás, não contribui desde a inscrição) e por isso quero saber se é possível solicitar a exclusão da inscrição (retirar do sistema essa inscrição como se eu nunca a tivesse feito, eliminando esse NIT, e assim ficar com o número do PIS apenas)?


3. o nº do NIT que apareceu na inscrição como segurado facultativo é diferente do nº do meu PIS, eles deveriam ser idênticos ou não tem problema de serem diferentes? Há alguma recomendação à respeito?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 6 agosto 2013 | 01:26

Bom dia Pedro

quando vc voltar ao mercado de trabalho a empresa fará o RDT,para regularizar seu pis.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.