x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 5.271

CAGED/RAIS/FGTS e INSS com PIS incorreto

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 00:50

Boa Noite a todos,

Um fato inusitado ocorreu e não sei que procedimentos tomar. Um funcionário foi cadastrado numa empresa em 01/12/2012 e solicitou demissão em 14/06/2013. O que ocorre é que todas as informações pertinentes como CAGED, RAIS, bem como recolhimentos de FGTS e INSS foram feitos com o PIS incorreto (houve uma inversão de números quando nos foi informado), porém não houve nenhuma inconsistência tanto no fechamento da folha, como no envio das GFIPs e tbm do CAGED e RAIS. Nesse caso a empresa ainda deve os recolhimentos de FEV/2013 a 06/2013. Como faço para fazer o acerto de todas essas coisas? O empregado perde direito ao PIS já que o calendário de pagamento já saiu? No caso das Guias de FGTS e INSS eu posso fazer o acerto do nºdo PIS na GFIP ou devo seguir outro procedimento? Desculpe por me estender, pois esse caso parece muito complexo para ser resolvido.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 08:27

Bom dia Carlos,

Como corrigir em cada um:

Caixa: Preencher RDT protocolar em qualquer agência;

Previdência Social: Transmitir GFIP de todo o periodo, mês a mês, informando todos na modalidade 9, já com a informação correta;

RAIS: Acesse [code]http://www.rais.gov.br/rais_sitio/retificacaoprazo.asp;

CAGED: Transmitir CAGED Acerto com a informação correta;

Boa sorte!

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 10:20

Bom dia Vânia Zanirato,

Desde já quero lhe agradecer pelas ajuda. No caso do RDT eu tenho que ter o número da conta incorreta? Pois quando solicito o mesmo informa na Caixa que tal conta não foi encontrada. Nas demais situações vou seguir suas orientações.
Muito obrigado!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 10:26

Bom dia Vânia Zanirato,

Por favor, existe alguma ordem nos procedimentos para corrigir essas informações?

Obrigado novamente.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 10:31

Então Carlos,

Você deverá informar os dados da conta existente, uma vez que você precisa corrigir apenas o número do PIS correto?

Como existe a divergência talvez você não consiga solicitar o extrato para obter as informações a preencher na RDT.

Neste caso no próprio conectividade, solicite um relatório de inconsistências cadastrais onde você conseguirá visualizar as informações necessárias.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 10:44

Vânia Zanirato,

O problema é que não existe uma conta correta com depósitos. Os primeiros recolhimentos já foram feitos pelo PIS incorreto, então quando solicito o RDT a Caixa não localiza uma conta desse funcionário pois não houve nenhum recolhimento já com o PIS correto. Nesse caso será que o 0800 da Caixa pode me ajudar?

Obrigado e desculpe pelo incômodo!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 10:52

Carlos, vamos por partes.

Para correção do PIS, seguir os procedimentos acima.
É necessário saber se existe mais de uma conta cadastrada para o mesmo empregado. Se sim, além dos procedimentos acima você deverá solicitar a Unificação de contas, também através da RDT.

Faça como lhe orientei, no mesmo menu solicite um relatório de inconsistências cadastrais, e aguarde 24 horas. Após isso poderemos verificar quais passos seguir.

O 0800 da CEF não costuma passar muitas informações, o ideal seria ir pessoalmente.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 11:17

Bom dia Vânia Zanirato e demais colegas,

Para fazer a Retificação da RAIS/2012 eu devo abrir a Declaração já transmitida e fazer os acertos, como inclusão do nº PIS correto e a exclusão das informações dos outros funcionários? A geração do arquivo é em "Gravar Retificação"? Não encontrei nenhum campo habilitando a marcar Retificação, assim como encontramos no Imposto de Renda. Estou correto nas minhas colocações?

Desde já agradeço a todos pela atenção!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 11:30

Bom dia Carlos!


Eu acabei de fazer uma retificação com a RAIS-2012. Liguei para o MTE e me disseram que: Se o erro for só com um funcionário eu só refifico ele, no caso eu gerei novamente no meu sistema o arquivo RAIS, com os dados corretos, importei no aplicativo e excluir todos os outros funcionários. Quando você for gravar o arquivo, você optará por: GRAVAR RETIFICAÇÃO, depois é só terminar como se fosse uma RAIS normal.
Lemrando que: Quando você for gravar a retificação o aplicativo vai solicitar o número do CREA da RAIS que você enviou com os dados do funcionário incorreto.

FONE DO MTE: Oculto Tem um atendimento específico para RAIS.


Boa Sorte , espero ter ajudado :)

Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 12:12

Bom dia Karem,

Vc abriu a própria RAIS gravada anteriormente para fazer a Retificação, fez os acertos e excluiu os funcionarios que estão corretos? É necessário importar o arquivo da Rais ou o nº do PIS pode ser alterado manualmente no GDRAIS?
Desde já te agradeço pela grande ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Karem

Karem

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 14:43

Boa Tarde Carlos!

Eu gerei novamente o arquivo no meu sistema e quando importei para o aplicativo da RAIS eu editei o que estava errado do funcionário( pq não consegui editar no sistema) e excluir todos os outros funcionários Carlos.
Se no seu caso é apenas o número do PIS você pode ajeitar no seu sistema e importar correto, exclui os outros funcionários e conclua com sua retificação!


Espero ter ajudado !

Para sermos felizes, em qualquer área de nossas vidas, precisamos encontrar o sentido pelo qual fazemos as coisas!
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 17:51

Boa tarde colegas,

Fiz os procedimentos citados pelos colegas, porém na transmissão recebi a seguinte mensagem: RAIS-Erro Não foi possível realizar a transmissão da Declaração. Por favor tente mais tarde. Será que é um problema momentâneo na transmissão ou estou cometendo algum erro, pois quando seleciono o certificado digital ele abre mas não solicita a senha, vindo em seguida a mensagem de erro acima.
Agradeço a todos pela ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 18:41

Boa Noite Vânia Zanirato,

Vou continuar tentando aqui então. Mais uma vez muito obrigado!

Tenha uma boa noite!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 23:13

Boa Noite Colegas,

A versão da RAIS entregue é no início do ano é (2012.4.0). Para fazer a Retificadora é necessário fazer a atualização para a versão 2012.4.1.5 atualizada em 07/06/2013? Tentei baixar essa versão mas deu mensagem de erro.
Agradeço a todos pela ajuda.

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.